A diretora-executiva da Abióptica, Ambra Nobre Sinkoc, destaca a sustentabilidade e a personalização como pilares do crescimento no setor
O mercado óptico em 2024 enfrentou inúmeros desafios, conforme relatado por Ambra Nobre Sinkoc, diretora-executiva da Abióptica. Ela destacou problemas macroeconômicos como altas taxas de juros, que restringiram novos investimentos no setor, e a insegurança jurídica, que afastou investidores internacionais. “Passamos por muita dificuldade com a onda de inadimplência que assolou vários segmentos da economia, inclusive o setor óptico”, afirmou Ambra. Em seguida veio a disparada do dólar que impactou negativamente as importações.
Apesar das adversidades, o setor presenciou avanços tecnológicos significativos. “Muitos avanços relacionados a novos equipamentos e produtos mais tecnológicos agitaram o mercado óptico em 2024 e prometem agitar ainda mais em 2025”, disse a diretora.
Quando o assunto é sustentabilidade, Ambra salienta que essa prática já está bem estabelecida no setor. “Percebemos claramente que as empresas cada vez mais buscam sustentabilidade com matérias-primas mais amigas da natureza, uso de materiais recicláveis e reuso de materiais.”
O setor também reafirma seu compromisso com a responsabilidade social por meio de ações concretas. Um exemplo marcante é o fato de 75% de sua força de trabalho, que já ultrapassa 300 mil profissionais, ser composta por mulheres. “Não registramos nenhuma denúncia de trabalho infantil no setor óptico em 2024”, afirma Ambra.
Além disso, destaca-se o uso de processos tecnológicos que promovem o reaproveitamento de recursos, como a água, entre outras iniciativas alinhadas à sustentabilidade.
Expectativas para 2025
Para 2025, Ambra prevê um aumento no consumo de produtos ópticos, impulsionado pela longevidade e pelo avanço da miopia infantil. No entanto, a expectativa é que seja um ano difícil para o Brasil. “Esperamos o crescimento do e-commerce e um aumento no consumo de produtos, mesmo sabendo que teremos uma redução do ticket médio,” estima a executiva.
A categoria de lentes oftálmicas se destaca como a mais promissora do setor, com um crescimento superior ao das demais categorias. “As lentes oftálmicas, atualmente, são a principal fonte de agregação de valor no mercado óptico”, afirma Ambra, ressaltando que as categorias de armações e óculos de sol sofrem com a concorrência desleal causada pela pirataria de marcas, prejudicando o desempenho dessas linhas de produtos.
Em sintonia com as novas tendências globais, a Abióptica está ajustando sua estratégia com base nas mudanças e tendências ocorridas na Europa e nos Estados Unidos. A diretora Executiva anunciou para 2025 um projeto de internacionalização das marcas brasileiras de Eyewear, em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de contribuir com a presença da moda eyewear brasileira no mercado global.
“A economia global e as políticas regulatórias afetaram significativamente o setor em 2024, mas houve um avanço importante: a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que esperamos por três anos, e certamente impulsionará o setor óptico no Brasil“, diz Ambra.
Para 2025, a publicação de um novo regulamento de origem deve trazer oportunidades para a exportação no Mercosul, beneficiando a indústria óptica nacional. A diretora Executiva da Abióptica menciona conquistas como a redução do imposto de importação para lentes de contato que não possuem fabricação nacional e blocos RGP, permitindo a fabricação de lentes de contato rígidas para ceratocone e anéis intraestromais no Brasil.
Inovações e tecnologia
Segundo Ambra, o setor óptico se desenvolve em duas grandes vertentes, moda e tendência, e saúde ocular. “Os óculos, além de permitirem a inclusão visual, são acessórios de moda e mais recentemente possibilitam a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada, acesso a câmeras e internet”, explica.
A digitalização e a personalização dos produtos ópticos estão em ascensão. “As pessoas estão cada vez mais exigentes no consumo e buscam produtos mais personalizados, e que atendam suas exigências relacionadas ao dinamismo do cotidiano conectado”, afirma Ambra. A executiva acredita que produtos personalizados e tecnológicos terão um lugar especial no coração dos consumidores em 2025.
O setor óptico continua a evoluir, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades para inovação e crescimento, sempre com um olhar atento às tendências globais e às necessidades dos consumidores.
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