Notícias / Mercado / Negócios / Pesquisa da Abióptica aponta desafios e perspectivas para o setor óptico
Fique de Olho
Fique de Olho

Pesquisa da Abióptica aponta desafios e perspectivas para o setor óptico

Pesquisa da Abióptica aponta desafios e perspectivas para o setor óptico

Setor Óptico enfrenta desafios e aproveita oportunidades em 2024

O setor óptico brasileiro, que historicamente apresenta um desempenho superior no segundo semestre, enfrenta um ano de desafios em 2024, conforme revelou a análise mais recente da Abióptica, Associação Brasileira das Indústrias Ópticas. Segundo a pesquisa, apesar de um aumento de 6,5% no faturamento do primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2023, observa-se uma curva descendente de faturamento no ano de 2024.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro continuam a liderar os negócios do setor, enquanto o impacto econômico do Rio Grande do Sul, será próximo de 0,25% do faturamento total do país. “Apesar do grande susto que tivemos no Rio Grande do Sul, um estado importante para os negócios do mercado óptico, sabemos que o setor deve crescer em torno de 4,2%. Logo, não teremos praticamente crescimento visto que o IPCA projetado para 2024 é próximo deste valor”, afirma a diretora-executiva da Abióptica, Ambra Nobre Sinkoc.

Ambra Nobre Sinkoc, diretora-executiva da Abióptica
Ambra Nobre Sinkoc, diretora-executiva da Abióptica

A Abióptica realiza e disponibiliza estudos mensais para seus associados, que utilizam essas informações para orientar suas estratégias de mercado. Ambra Nobre destaca a importância desses dados para entender as tendências e se adaptar ao cenário econômico atual. “O ano de 2024 tem se mostrado um ano complexo, portanto recomendamos que nossos associados fiquem atentos aos números, tenham austeridade com custos e não façam investimentos que não estejam planejados e validados em seu budget do ano”.

Em meio a esse cenário, uma das oportunidades emergentes é o e-commerce, que tem mostrado índices de crescimento superiores ao do varejo físico, e Ambra acredita ser uma boa oportunidade a ser explorada.

Para 2024 o desempenho deve ficar dentro da projeção prevista sem qualquer novidade, acredita a diretora-executiva. “Considerando a economia do Brasil para 2025, as perspectivas para o setor óptico e a maioria dos setores não se desenham de forma muito favoráveis, por isso precisaremos ser criativos e trabalhar mais e com afinco para termos um resultado semelhante ao projetado para 2024”, ressalta.

Apesar dos números e perspectivas no Brasil não serem animadores, o setor óptico tem se mostrado muito resiliente superando a pandemia e muitos outros desafios, deixando o setor esperançoso para o próximo ano. “Vale ressaltar que o setor óptico possui muita tecnologia disponível, seja em equipamentos, lentes, filtros entre outras. Portanto, é extremamente importante trazer soluções para o consumidor, por meio de experiências, saúde e conforto visual, porque certamente agregará valor”, destaca Ambra.

O setor apresenta diversas oportunidades para o aumento do consumo de seus produtos, impulsionado pelo uso crescente de telas, pelo aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que utilizam óculos por mais tempo, e pelo aumento da miopia, especialmente entre as crianças. “Devemos nos lembrar que somos promotores da saúde visual e nos posicionarmos dessa forma, mas ainda assim podemos oferecer ao consumidor moda, tendência e autoestima”, finaliza Ambra Nobre.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 40

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.