Com a proximidade do verão, a busca por óculos que combinem estilo, conforto e funcionalidade ganha força. Especialistas do setor óptico destacam tendências que prometem dominar a estação mais quente do ano, evidenciando a crescente relevância do design e da qualidade técnica nos produtos.
Daniella Facchinnetti, gerente de Marketing da JR Adamver, deu alguns detalhes do que estará em alta. A empresa, localizada no sul do Brasil, com sede administrativa em Florianópolis e fábrica em Garopaba, é responsável pela fabricação de óculos das marcas Mormaii e Colcci. “A JR Adamver tem uma capacidade produtiva de mais de 700 mil óculos por ano, e a maior parte disso é feita aqui no Brasil”.
Entre as apostas da JR Adamver para o verão estão as lentes cosméticas, que já vêm ganhando espaço nas últimas estações. Segundo Daniella, o contraste entre armações mais pesadas e lentes claras, como as tonalidades Night Drive e âmbar, combina perfeitamente com a vibe do verão. A gerente conta que os modelos ovais continuam em alta, trazendo uma pegada retrô inspirada nos anos 90. Outra tendência é o estilo athleisure, que mescla elementos esportivos com moda, refletindo o interesse crescente por práticas ao ar livre pós-pandemia.
Daniella explica que a JR Adamver vem focando em inovação com funcionalidade. “Estamos investindo em qualidade técnica. Não basta criar peças bonitas; é fundamental que os óculos sejam confortáveis, tenham bom caimento e respeitem critérios ópticos específicos. Para nós, design e saúde andam juntos”, reforça.
Os óculos de grau também acompanham a moda e ganham espaço como acessórios de estilo. “Na Colcci, valorizamos cada vez mais o uso de cores que estão em alta no momento. Embora os translúcidos continuem fortes no mercado, outras características ganham destaque. Entre elas os tons amanteigados, marrons e amarelos mais leitosos, que têm conquistado espaço e se tornam verdadeiros protagonistas nas coleções atuais. Esses núcleos trazem uma sofisticação única e refletem as tendências mais desejadas do momento”, diz Daniella.
Do sul para o nordeste, em São Luiz do Maranhão. A designer Ana Caroline Carvalho Araújo Negreiros, é sócia da marca de óculos Cattu. Com quase cinco anos no mercado, a Cattu vem se destacando por desenvolver óculos que não apenas seguem tendências globais, mas que também refletem uma identidade profundamente inserida ao biotipo e às necessidades do público brasileiro, especialmente do norte e nordeste do país.
Ana Caroline aposta em uma abordagem autoral, valorizando o design que dialoga com as características únicas da população local. “Nós desenvolvemos nossos óculos considerando o que o mercado pede, mas sempre seguimos uma linha própria de análise, focada nas necessidades do brasileiro, especialmente do nordeste. O biotipo aqui, em São Luiz do Maranhão é muito diferente do sulista ou do europeu, com traços marcados pela miscigenação entre negros e indígenas”, explica.
Essas particularidades se refletem na construção das peças. “Os óculos que vinham de fora, por vezes, eram lindos, mas não encaixavam bem no rosto do nosso cliente. A base nasal maior, o nariz mais baixo e cabeças mais largas do nosso público precisam de ajustes que as marcas tradicionais não oferecem. Por isso, criamos peças que realmente transformassem essa dor em conforto e estilo”, revela Ana Caroline.
Para a próxima estação, a Cattu está apostando em óculos maxi, com designs mais glamorosos e repletos de detalhes. As cores têm papel fundamental na coleção. “A gente gosta muito da alegria que as cores trazem e sempre apostamos em tons que combinam com a pele brasileira, como as mais bronzeadas ou com fundos amarelados. São óculos que expressam força e carregam uma mensagem de identidade”, complementa a designer.
A nova coleção, que incluirá edições limitadas de óculos solares, reforça o DNA autoral da marca. Muitas peças são projetadas para servir tanto como óculos de sol quanto de grau, ou que atendem às características do público. “Muitos dos nossos clientes gostam de adaptar os solares para o receituário, e vice-versa. Por isso, apostamos em um design que funciona bem para ambas as finalidades.”
Com loja física em São Luís do Maranhão e vendas para todo o Brasil, a Cattu reforça seu compromisso em criar óculos que representem o público do norte e nordeste, com design único e qualidade técnica. “Nosso objetivo é entregar óculos que sejam mais do que acessórios. Queremos que eles carreguem identidade, expressividade e um encaixe perfeito para cada cliente”, fala Ana Caroline.
Já em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Grupo Bukovski, com mais de 40 anos de existência, possui mais de 80 lojas espalhadas pelos dois estados. Com laboratório próprio, produz as lentes digitais Ultravue, com tecnologia de ponta. “Atendemos a todos os públicos, entregando 100% de qualidade aos nossos clientes, tanto em lentes quanto em armações, possuindo as mais variadas marcas para todos os gostos e estilos”, diz Paula Santana, consultora de Marketing do Grupo Bukovski.
A analista de Marketing do Grupo Bukovski, Rhany Oliveira, afirma que os modelos que serão destaques no próximo verão já estão nas lojas e cita as principais tendências. “As lentes cosméticas, que são lentes mais translúcidas, que transitam perfeitamente em ambientes abertos e fechados, combinam muito com dias nublados e até eventos noturnos; e os óculos em acetato bold, maximalistas, que trazem uma estrutura mais grossa, comunicando muita personalidade e estilo tanto para óculos de sol quanto para receituários.”
De acordo com Paula Santana, o material queridinho para armações é o acetato, pois ele consegue comunicar com todos os gostos e estilos, trazer irreverência e sofisticação, incluir as tendências maximalistas, mas também trazer delicadeza e sobriedade, conforme a necessidade do momento do cliente. “No verão, os consumidores são dos mais variados perfis, encontramos os que vão dos mais clássicos, como as lentes pretas e marrons, até os que optam por lentes em tonalidades como o acinzentado, azulado, rosê e degradês, que refletem a vibração da estação”, diz Paula, ressaltando que em termos de formatos, os óculos oversized e os modelos geométricos, como hexagonais e retangulares, têm ganhado destaque.
Rhany comenta ainda que, no verão há um aumento significativo na busca por óculos de sol, tanto por questões estéticas quanto de proteção, e que os consumidores valorizam modelos que oferecem alta proteção UV, sem abrir mão do design moderno. Já os óculos de grau também recebem atenção, especialmente versões fotossensíveis, que se adaptam à luminosidade externa, unindo praticidade e proteção, ou ainda os modelos de clip-on, conhecidos como 2 em 1.
“Não há um perfil predominante de consumidores, porque independente de idade ou estilo, existem as pessoas que buscam um equilíbrio entre moda e funcionalidade, muitas vezes optando por peças que transitam bem entre diferentes ocasiões”, explica Rhany.
A analista informa ainda que varia muito a preferência de cada geração pelo tipo de peça. “Pessoas idosas preferem as lentes fotossensíveis, as de meia-idade gostam da praticidade do clip-on, e geralmente os mais jovens preferem óculos de grau e de sol separados, possibilitando uma maior variedade de peças e versões”, finaliza.
📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp
COMPARTILHAR: