Notícias / Acessórios / Saúde Ocular / Óculos garantem performance e proteção para atletas olímpicos e paraolímpicos
Fique de Olho
Fique de Olho

Óculos garantem performance e proteção para atletas olímpicos e paraolímpicos

Óculos garantem performance e proteção para atletas olímpicos e paraolímpicos

Óculos Esportivos potencializam desempenho e proteção de atletas olímpicos e paraolímpicos

Os óculos desempenham um papel fundamental na rotina de treinamento e competição de atletas de alto rendimento, tanto para aqueles que disputaram as Olimpíadas quanto para os que brilham nas Paraolimpíadas. Dois exemplos são Mari Garcia, atleta de paraciclismo, e Lucas Villar, velocista, que dependem de seus óculos para alcançar o máximo desempenho em suas modalidades.

Mari Garcia, de 30 anos, encontrou no paraciclismo uma forma de superar as adversidades após um acidente de moto em 2009, que a deixou paraplégica. Desde então, ela se dedica ao paraciclismo na categoria WH3, utilizando uma handbike, que é movida pela força dos braços. Treinando em Ribeirão Preto, SP, e competindo em provas internacionais, Mari mostra que sua determinação é inabalável.

Mari Garcia, atleta de paraciclismo

Para Mari, os óculos são mais do que um acessório; são uma extensão essencial de sua preparação. Com miopia, ela usa óculos não apenas para dirigir, mas também durante os treinos e competições. “Os óculos da HB Brasil, modelo Presto, são indispensáveis para mim. Eles têm uma lente esportiva que vai por cima dos meus óculos de grau, o que me permite focar totalmente na performance, sem me preocupar com sujeira ou bichos atingindo meus olhos”.

Além de sua função prática, os óculos também oferecem proteção contra o sol e contam com lentes fotocromáticas, que se adaptam às diferentes condições de luz ao longo do dia. “Estou muito animada para as Paraolimpíadas, será minha primeira vez. Treinei muito e estou me sentindo preparada,” conclui Mari, que está pronta para transformar seu sonho em realidade.

Outro atleta que não dispensa seus óculos é Lucas Villar. Aos 23 anos, já possui uma carreira de 11 anos no atletismo com participação em campeonatos internacionais e nacionais, Pan-Americanos, mundiais e Olimpíadas. A primeira competição em jogos olímpicos foi em 2021, Tóquio. Nesta edição, em Paris, representou o Brasil no revezamento 4x400m e ficou na 5ª posição.

Lucas Villar, velocista

Para Lucas, os óculos de sol são um componente importante em seus treinos e competições. “Os óculos me ajudam a lidar com o sol intenso e me proporcionam condições ideais para competir. Me sinto confortável e focado quando estou usando óculos,” diz o atleta.

Lucas prefere óculos com lentes espelhadas, nas cores preta e prata, que não apenas protegem seus olhos, mas também contribuem para seu conforto e desempenho. “É muito gratificante poder representar meu país, minha cidade, Guariba, e meu clube, Sesi-SP, e os óculos fazem parte dessa jornada, me ajudando a estar sempre no meu melhor,” compartilha Lucas.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 39

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.