Os óculos desempenham um papel fundamental como a “roupa do rosto,” enriquecendo a comunicação não verbal. Diferentes estilos podem transformar a percepção de um indivíduo, tornando vital que as ópticas ofereçam aos clientes opções diversificadas para atender às diversas ocasiões.
Mais do que apenas um dispositivo para melhorar a visão, os óculos se tornaram essenciais para a comunicação não verbal e para a construção de uma imagem única. A diversidade óptica é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente em um mercado cada vez mais competitivo. “Oferecer uma variedade de estilos que vá além do tradicional, os óculos pretos não só enriquecem a percepção estética dos clientes, mas também proporcionam uma jornada de compra mais personalizada aumentando o ticket médio das ópticas”, destaca Allyne Flores, especialista em visagismo óptico.
A especialista ressalta que os óculos evoluíram de simples itens corretivos para acessórios essenciais na construção da imagem pessoal, e é possível utilizar diferentes formas, cores e designs para criar harmonia ou contraste visual. “Os óculos há muito deixaram de ser apenas órteses para corrigir a visão e se tornaram acessórios estratégicos na construção da imagem pessoal. Sabendo que tudo comunica, podemos utilizar formas, cores e designs para criar harmonia ou contraste visual”.
Ela ainda destaca o papel tradicional dos óculos pretos, amplamente populares pela neutralidade, mas alerta que nem sempre são a melhor escolha. “O impacto dos óculos pretos depende muito de quem os usa. Eles podem ser substituídos por cores mais interessantes, especialmente quando se busca harmonia cromática. O preto é uma cor de alta profundidade e não favorece todas as belezas”, explicou Allyne, sobre como a escolha da cor influencia a comunicação visual.
Os óculos, assim como as roupas, expressam o estilo e a personalidade de quem os usa. “O domínio da linguagem visual permite estilizar a imagem de qualquer pessoa, de forma que ela se expresse através dos seus óculos”, conclui Allyne.
O jornalista Reinaldo Souza, é um fiel adepto dos óculos pretos e compartilha sua experiência com o clássico modelo. Para ele, os óculos pretos oferecem um ar de seriedade, intelectualidade e um toque de mistério. “Escolhi os óculos pretos porque combinam com meu rosto, tenho a pele clara e acho que fica harmonioso. Além disso, são versáteis e combinam com qualquer roupa”, comenta.
No ambiente profissional, Reinaldo sente que os óculos pretos reforçam sua imagem. “Acredito que os óculos pretos transmitem um ar de seriedade tanto no social quanto no trabalho”, observa ele,dizendo que, apesar de gostar de cores, opta sempre por modelos pretos ou transparentes.
Marcelo Cândido, Embaixador da Óticas Solarium, defende que as ópticas devem ir além da simples venda de óculos e se tornarem consultoras de estilo. “Os óculos hoje são usados não apenas para corrigir a visão, mas também para expressar a personalidade de uma pessoa, e é nossa responsabilidade ensinar aos clientes como várias cores e estilos podem complementar suas características individuais”.
De acordo com Marcelo, a diversidade de opções é essencial não só para aumentar as vendas, mas também para criar uma experiência mais rica para o cliente. “Os óculos permitem que as pessoas se comuniquem sem falar, e essa variedade é vital para aumentar a autoestima dos nossos clientes e melhorar a comunicação não verbal”.
Ele ainda diz que o método usado para aumentar o ticket médio de sua ótica é sugerir vários pares de óculos para diferentes situações. “A consultoria personalizada permite que nossos clientes entendam as vantagens de ter múltiplos pares para diferentes momentos, o que impacta positivamente tanto a experiência de compra quanto nossos resultados financeiros”, finaliza.
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