No mercado competitivo das ópticas, destacar-se e atrair clientes é essencial para o sucesso dos negócios. Os consumidores de hoje não veem os óculos apenas como dispositivos de correção visual que melhoram a saúde e a qualidade de vida, eles buscam mais do que isso. Os óculos evoluíram e se tornaram acessórios cheios de estilo e beleza, além de sua funcionalidade primária.
Com isso em mente, o mercado óptico está cada vez mais aberto a inovações e a agregar valor com acessórios, com o objetivo de atrair, cativar e fidelizar clientes cada vez mais exigentes. Esse movimento é evidente na Fooco, Feira Óptica e Oftalmológica do Centro-Oeste, que acontece até o dia 31 de maio em Anápolis, Goiás. Alguns expositores se destacam com produtos que imediatamente chamam a atenção dos consumidores.
Para a CEO da Vanin Acessórios, Fátima Vanin, os acessórios são facilitadores de venda e representam cerca de 30% do faturamento de uma óptica. “Os acessórios agregam alegria, mantendo os óculos mais bonitos, organizados e seguros. Além disso, ajudam a compor o estilo do usuário”, afirma Fátima.
Juliana Lima, proprietária da Lenço Mágico, trouxe para a Fooco uma variedade de acessórios, incluindo estojos, microfibras, sacolas, sprays e kits. Para ela, é essencial que o consumidor perceba o valor agregado nos óculos que está adquirindo. “Quando o consumidor olha para uma lente, ele não consegue discernir se ela vale R$ 300 ou R$ 3 mil. Ele terá esse discernimento com os produtos agregados, como um kit de lentes, acessórios de marca própria, uma microfibra ou um estojo. São itens tangíveis que o consumidor pode identificar e que devem estar visíveis no balcão”, explica Juliana.
A Prime Cases também está presente na feira, exibindo cases personalizáveis para óculos. “O mercado óptico também é um setor de moda. Antigamente, usar óculos era considerado fora de moda, mas isso mudou. Existem vários acessórios que funcionam como incentivo nas lojas, agregando valor à marca e ao produto”, comenta o diretor comercial, Fábio Guimarães Arantes.
O Magtag é um suporte magnético para óculos que pode ser usado como um adereço nas vestimentas evitando queda, perda e quebra dos óculos. O CEO e fundador da Magtag, Vinícius Azambuja, explica que a maior paixão e familiaridade neste mercado são os óculos e a partir daí surgir a ideia dos Magtag lovers, para os apaixonados por óculos, desenhados pelo designer Filipe Diniz. “O Magtag chegou como uma inovação e é muito mais que um acessório, é uma joia. Um produto 100% gaúcho, de alta qualidade que agrega valor às ópticas”.
A aposta em acessórios não só amplia a funcionalidade dos óculos, mas também eleva a experiência do cliente, transformando um item essencial em um elemento de moda e estilo pessoal. Com essa abordagem, as ópticas podem não apenas atrair mais clientes, mas também garantir sua fidelidade a longo prazo.
COMPARTILHAR: