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Medidas digitais elevam diagnósticos ópticos a um novo patamar e enriquecem a experiência do paciente

Medidas digitais elevam diagnósticos ópticos a um novo patamar e enriquecem a experiência do paciente

Óptica Digital: A precisão que eleva o diagnóstico e transforma a experiência do paciente

Aplicativo com pupilômetro digital via foto vem ganhando popularidade devido a vários fatores

No setor óptico, as medidas digitais têm transformado significativamente a maneira como os profissionais avaliam e atendem os pacientes. A precisão e a eficiência proporcionadas pelas tecnologias digitais são incomparáveis, promovendo uma nova era.

A evolução dos pupilômetros, por exemplo, com a incorporação de tecnologias digitais trouxe inúmeros benefícios para o setor óptico. Esses dispositivos, agora dotados de recursos avançados, oferecem maior precisão e facilidade de uso para os profissionais do setor. Essa precisão aprimorada permite operação mais rápida e precisa, melhorando significativamente a qualidade do atendimento ao paciente.

Além disso, os celulares têm desempenhado um papel fundamental nas medidas digitais no setor óptico. Aplicativos móveis específicos permitem medir parâmetros oculares, como distância pupilar (DP), distância naso-pupilar (DNP), e altura de montagem de cada olho, utilizando a câmera e os sensores do celular.

Ao comparar pupilômetros digitais tradicionais com os por aplicativos de celular, observa-se que, os dispositivos tradicionais têm um custo inicial mais elevado, enquanto os aplicativos têm um custo mensal, o retorno sobre o investimento a longo prazo dos aplicativos é considerável. Não possui manutenção e a precisão das medidas pode levar a um atendimento mais eficiente e satisfatório, resultando em uma melhor experiência tanto para o profissional quanto para o paciente, além de retornar mais medidas.

O CEO da B -15 Optidados, Ricardo Floriano, destaca que as principais tecnologias digitais utilizadas atualmente para medições oculares são o pupilômetro tradicional, as torres de atendimento e o método por foto. “O pupilômetro tradicional, apesar de digital, ainda precisa ser colocado no rosto do cliente, o que pode ser considerado um método ultrapassado, especialmente no contexto pós-pandemia, onde a higiene e o menor contato físico são prioritários”.

Ricardo Floriano, CEO da B -15 Optidados

De acordo com Ricardo as torres de atendimento, embora modernas, são caras e exigem investimentos elevados, girando em torno de R$ 100 mil, o que limita sua adesão em larga escala não permite a mobilidade do operador e acabam fazendo com que a óptica precise se fidelizar apenas com uma ou duas marcas de lentes, inflexibilizando sua operação comercial.

O CEO ainda destaca que o método por foto vem ganhando popularidade devido ao seu custo-benefício. “No nosso aplicativo da B-15 Optidados garantimos que todas as medidas são precisas e disponibilizamos uma alta tecnologia que funciona em qualquer dispositivo, seja no celular, tablet ou computador. Baixo investimento, mobilidade, não precisa de acessórios, é mais higiênico e mais preciso”, disse Ricardo afirmando que são muitos benefícios que ajudam a melhorar o segmento óptico, trazendo inovação e experiência de compra.

Os principais desafios, segundo Ricardo, são o desconhecimento sobre a precisão da tecnologia e a quebra de barreiras culturais. No entanto, ele acredita que, com a crescente realidade do uso de celulares, essas barreiras são facilmente superadas. “Nosso pupilômetro via foto oferece sete vezes mais precisão nos resultados comparado aos métodos tradicionais. É possível capturar a foto do seu cliente pelo celular e oferecer uma experiência de compra excepcional”, concluiu.

A revolução digital no setor óptico melhora a precisão dos diagnósticos e tratamentos e transforma a experiência do usuário, prometendo um futuro ainda mais inovador e eficiente.

Fernando Cardoso, sócio-diretor da rede Centro Visão em Minas Gerais, incorporou a tecnologia dos pupilômetros digitais em suas lojas. De acordo com ele, esses equipamentos trouxeram impactos positivos tanto na eficiência dos processos quanto na relação e conexão com os consumidores. “Como toda tecnologia, a evolução digital resultou na melhoria dos processos e na redução da quantidade de erros. Outro ponto importante está relacionado à confiança do consumidor, pois ao utilizarmos o pupilômetro digital em vez de tirar as medidas manualmente, o cliente sente muito mais confiança de que seus óculos ficarão corretos”.


Fernando Cardoso, sócio-diretor da rede Centro Visão em Minas Gerais

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Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

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