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Curso “Visão Mágica” capacita pais, professores e terapeutas para entenderem o desenvolvimento da visão infantil

Curso “Visão Mágica” capacita pais, professores e terapeutas para entenderem o desenvolvimento da visão infantil

Aprenda a identificar e corrigir disfunções visuais em crianças com o curso "Visão Mágica"

O “Visão Mágica” é um curso idealizado por Núbia Albergoni, optometrista e terapeuta visual comportamental, com foco em ensinar pais, professores e terapeutas a entenderem o desenvolvimento da visão.

O curso aborda a visão como um processo de aprendizado, assim como andar e falar. “Quando a criança não anda ou fala, é mais fácil perceber. No caso da visão, a menos que a criança caia muito ou apresente estrabismo, os pais raramente percebem que há um problema”, explica Núbia.

O objetivo do curso é dar essa consciência aos pais e oferecer ferramentas para entenderem o papel da visão no desenvolvimento infantil. Muitas dificuldades de aprendizado, como problemas de leitura e escrita, podem estar relacionadas a disfunções visuais. “O processamento visual interfere na maneira como a luz entra pelos nossos olhos e é interpretada pelo cérebro. Quando esse processo não se desenvolve corretamente, pode prejudicar a aprendizagem”, afirma a optometrista.

O curso “Visão Mágica” também se diferencia por ser o primeiro do Brasil feito por um optometrista comportamental para pais, professores e terapeutas, de forma online. Além disso, Núbia destaca o diferencial de sua formação. “Muitos cursos são ministrados por profissionais de outras áreas da saúde e educação, que não têm a visão como área principal de atuação. No meu caso, sou especialista em visão e esse é o meu dia a dia”.

Núbia Albergoni tem uma longa trajetória na optometria. Formada em 2015, desde criança acompanhava a mãe, também optometrista, em cursos e congressos, o que despertou sua paixão pela área. Ela se especializou na avaliação e terapia visual, desenvolvendo as habilidades visuais das pessoas. Atualmente, Núbia é professora de graduação e pós-graduação, autora de dois livros e está iniciando um processo de pesquisa sobre o processamento visual.

Núbia Albergoni, optometrista e terapeuta visual comportamental

Em seu consultório, localizado em Curitiba, realiza avaliações em três etapas, para verificar como estão as habilidades visuais e de integração com outros sistemas, como o auditivo e motor. Caso sejam detectadas disfunções, é recomendada a terapia visual para desenvolvê-las. “A visão é desenvolvida e pode ser melhorada. Nossa eficiência e habilidades funcionais podem ser aprimoradas”, explica.

Além de atender em seu consultório, Núbia oferece cursos na internet para optometristas, profissionais da saúde e educação, e também para pais. Ela acredita na importância de conscientizar profissionais e famílias sobre a relevância do desenvolvimento visual. “Quero ser um arauto que fala para todos, para que todos saibam e essas crianças possam ser ajudadas”, diz.

O curso “Visão Mágica” não é um método próprio, nem possui reconhecimento científico ou pelo Ministério da Educação (MEC), sendo um curso livre. No entanto, Núbia ressalta que todo o conhecimento que transmite é embasado em pesquisas e artigos científicos, garantindo a fidedignidade das informações.

A terapeuta ocupacional Luciana Carvalho Marques participou do curso “Visão Mágica” e ressaltou o impacto dos conhecimentos adquiridos em sua prática profissional. Atendendo principalmente crianças, ela destaca que o aprofundamento sobre a anatomia do olho, os problemas estruturais e funcionais, as habilidades visuais necessárias ao processo de aprendizagem, e o papel do optometrista na equipe interdisciplinar trouxe uma nova perspectiva ao seu trabalho. Esses conhecimentos a tornaram mais capacitada para identificar, intervir e realizar encaminhamentos mais adequados, promovendo uma participação mais efetiva de seus pacientes em atividades significativas.

Luciana Carvalho Marques, terapeuta ocupacional

“Após o curso consegui identificar com maior clareza como algumas dificuldades e comportamentos apresentados durante as sessões terapêuticas — e frequentemente relatados pelas famílias — poderiam estar ligados a problemas visuais”, afirma Luciana ressaltando que essa compreensão permitiu a ela propor intervenções mais específicas, reduzindo as dificuldades enfrentadas por seus pacientes.

Embora não trabalhe exclusivamente com crianças que apresentam queixas visuais, a terapeuta notou uma evolução em aspectos como a escrita, atividades que exigem coordenação visomotora e a integração bilateral, resultando em melhorias importantes para o desenvolvimento infantil.

A decisão de buscar o curso de Núbia Albergoni veio da crença de Luciana na importância do trabalho em equipe. “Conhecer mais a fundo o trabalho de outros profissionais, como o optometrista, facilita o encaminhamento dos pacientes e contribui para melhores resultados no tratamento “, finaliza Luciana.


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Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

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