Conheça o empresário que aplicou seus conhecimentos de informática para inovar o setor óptico e criar a primeira feira do segmento no Centro-Oeste
Vinícius Peixoto, natural de Goiânia, Goiás, é um empresário com uma missão a cumprir no setor óptico. Ele é o idealizador Fooco – Feira Óptica e Oftalmológica do Centro-Oeste, que terá sua primeira edição em Anápolis, Goiás, entre os dias 29 e 31 de maio.
Com uma formação diversificada, Vinícius é formado em Engenharia da Computação, especialista em Inteligência Artificial, técnico em Óptica e piloto comercial de aviões. Também é conselheiro do Sindicato de Óticas do Estado de Goiás.
O setor óptico é um campo que Vinícius conhece desde a infância e traz um legado familiar e uma vasta experiência profissional. Começou a trabalhar em óptica com seu pai aos 13 anos, mas seu contato com o setor foi ainda mais cedo. “Sem ter com quem ficar em casa, eu acompanhava meu pai ao laboratório óptico que ele gerenciava. Enquanto ele trabalhava, eu brincava com tubos de PVC para fazer telescópios e cortava lentes”, lembra Vinícius.
Aos 17 anos, Vinícius ingressou na faculdade de Engenharia da Computação. Após concluir o curso aos 22 anos, com o apoio do pai, abriu sua própria unidade de óptica com seu sócio José Olacir, e estão juntos realizando grandes inovações no mercado optical como a feira FOOCO. Desde então, aplicou seus conhecimentos de informática para inovar no segmento, sendo pioneiro, no estado de Goiás, em informatizar completamente sua óptica, com etiquetas eletrônicas e sistemas de balcão avançados. “Eu consegui unir a informática com a óptica e daí as coisas começaram a progredir, também com estratégias de marketing mais avançadas”, afirma.
No decorrer de sua carreira, o empresário conheceu a esposa, Isabel, que já possuía uma rede de ópticas chamada Óticas Paris. Juntos construíram a rede Óticas Vida, que conta com 40 lojas espalhadas por Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
Ele destaca a importância de não ficar preso às marcas tradicionais de lentes, criando suas próprias marcas, o que trouxe mais rentabilidade e independência das multinacionais. “Atualmente, 90% das lentes vendidas em minhas lojas são de marcas próprias, garantindo produtos de alta qualidade a preços acessíveis”, diz.
Vinícius ainda cita os desafios no mercado, especialmente com a entrada massiva de armações chinesas de baixa qualidade, que impactaram negativamente o setor.
Feira Fooco
Tradicionalmente, as feiras ópticas se concentram nas regiões sul, sudeste e nordeste, e foi pensando nisso que surgiu a ideia de criar um evento no Centro-Oeste brasileiro, e preencher uma lacuna significativa no mercado regional. “Esta região é carente de eventos de grande porte. Nosso objetivo, em criar a Fooco é trazer uma grande feira do setor para mais perto das pequenas ópticas independentes da região, que muitas vezes não têm condições de viajar para eventos distantes”, cita Vinícius.
Desde novembro de 2023, Vinícius está à frente da organização do evento, obtendo licenças e alvarás necessários. Ele destaca a importância de proporcionar um evento de qualidade que ofereça resultados imediatos, algo incomum para as primeiras edições de feiras. “Com 54 expositores e quase mil inscritos, todos os estandes foram vendidos, demonstrando a grande demanda e a carência de eventos desse porte na região”.
De acordo com Vinícius, a Fooco promete ser a feira óptica mais tecnológica do Brasil, com painéis de LED, auditórios de alta qualidade para palestras e muita informação e conhecimento disponíveis. “O evento será realizado no Centro de Convenções de Anápolis, uma das estruturas mais modernas e tecnológicas do país”.
A Safilo será uma das expositoras da primeira edição da Fooco. Com mais de 50 representantes espalhados pelo país, o grupo Safilo comercializa mais de 20 marcas renomadas.
A diretora Comercial no Brasil, Núbia Monteiro, ressalta que a Safilo sempre está presente nos mais importantes eventos ópticos, como, por exemplo, a Expo Óptica, que já faz parte do calendário fixo da empresa. Além disso, a Safilo é parceira e expositora da Ajorsul, permitindo uma maior abrangência regional e a oportunidade de apresentar o portfólio e marcas aos clientes.
Núbia acredita no modelo de feiras regionais e vê na Fooco uma excelente oportunidade para alcançar parte significativa do mercado brasileiro. Ela destaca haver regiões, como o Centro-Oeste, que possuem pouca representatividade nas feiras tradicionais do setor e a Fooco promete preencher essa lacuna.
“O objetivo na Fooco é levar toda a nossa proposta de portfólio e valor para nossos clientes, apresentando lançamentos e tendências. Como uma empresa multinacional, com desenhos e óculos produzidos na Itália, queremos trazer a mesma qualidade que oferecemos nas outras feiras”, afirma Núbia, que acredita no grande potencial de crescimento da região Centro-Oeste.
A diretora Comercial da Safilo disse ainda que espera que a Fooco se torne um sucesso e passe a fazer parte do calendário fixo do setor óptico brasileiro, gerando grandes negócios para todos os participantes.
COMPARTILHAR: