Notícias / Negócios / Oportunidades / Responsabilidade Social / Óculos casuais, ecológicos e acessíveis: a natureza agradece e o mercado cresce
Fique de Olho
Fique de Olho

Óculos casuais, ecológicos e acessíveis: a natureza agradece e o mercado cresce

Óculos casuais, ecológicos e acessíveis: a natureza agradece e o mercado cresce

Reciclagem no Brasil: da conscientização à inovação sustentável.

As primeiras atividades envolvendo reciclagem no Brasil ocorreram na década de 1980 e com a crescente preocupação com o meio ambiente os movimentos e iniciativas começaram a surgir, e quanto mais a população se conscientiza da importância da reciclagem, mais produtos ecológicos são produzidos e introduzidos no mercado.

Entre esses produtos estão os óculos produzidos com materiais recicláveis, como por exemplo: madeira, borra de café, plástico, acetato, entre outros. A proposta é dar uma segunda chance a cada um desses produtos que seriam jogados no lixo e levariam anos e anos para se decomporem.

Madeira

O engenheiro civil Natan Rodrigues Ferraz de Campos até tentou exercer a profissão, mas não encontrou na engenharia a realização profissional que queria, foi em 2015 que o amor pelo artesanato falou mais alto.

A paixão da infância, quando fazia pequenos trabalhos em madeira, resultou na criação de uma marca de óculos de madeira reutilizada, a Sunset Wood. Natan, que faz tudo sozinho, dedica horas de trabalho e muita paixão em cada peça. “Utilizo retalhos de lâminas de madeiras usadas na indústria de móveis. Sempre foquei em fazer um produto sustentável, confortável e bonito, porém o processo, por ser manual, dura de 6 a 7 horas trabalhadas por óculos”, afirma o artesão.

Óculos em madeira reutilizada da marca Sunset Wood

Óculos Sunset Wood produzido em madeira reutilizada

Sobre a comercialização, o criador da Sunset Wood afirma que as vendas nas lojas físicas são bem melhores que no e-commerce, pois as pessoas preferem vestir os óculos antes de finalizarem a compra.

Com a inteligente percepção de um mercado cada vez mais em ascensão, a distribuidora Pollen Brands acreditou neste nicho de óculos sustentáveis e trouxe para o Brasil duas grandes marcas: a Oceanides Eyewear e a Paradigm Eyewear.

Plástico

A Oceanides Eyewear é outra marca comprometida com o meio ambiente que utiliza materiais 100% reciclados na produção de seus produtos e aposta na reutilização do plástico, criando óculos leves, resistentes e flexíveis, um processo, que de acordo com a marca, permite reduzir as emissões de CO2 em mais de 70%, o consumo de energia em 50% e o consumo de água em 30%.

A coleção conta com 11 modelos que têm o propósito de reciclar para o futuro, criando moda sustentável. Todos os modelos solares possuem lentes polarizadas com proteção UV400 e são produzidos com materiais reciclados.

“O compromisso da Oceanides Eyewear vai além dos produtos. Com a iniciativa de moda sustentável, queremos mostrar à sociedade a importância de todos se comprometerem com o meio ambiente e abraçarem a regra dos três R’s no dia a dia: reduzir, reutilizar e reciclar. Desde o início apostamos no crescimento sustentável, onde o compromisso com o planeta e a sociedade é o pilar para a evolução”, comenta o CEO & Co-Founder da Oceanides Eyewear, Ángel Vilardebò.

Coleção Oceanides Eyewear. A marca utiliza materiais 100% reciclados na produção de seus produtos e aposta na reutilização do plástico.

Acetato sustentável

Os óculos da Paradigm Eyewear possuem certificação ISCC (certificação internacional de sustentabilidade e carbono), conferida por um grupo global independente de auditoria que certifica os materiais reciclados por meio de toda cadeia produtiva.

“Nos orgulhamos de trazer uma marca que possui armações de grau e óculos solares feitos de acetato sustentável, composto por mais de 25% de conteúdo reciclado e mais de 40% de conteúdo bio-based provenientes de recursos renováveis”, comenta Victor Klaus, sócio-fundador da Pollen Brands, distribuidora exclusiva Paradigm no Brasil.

Victor Klaus, sócio-fundador da Pollen Brands, distribuidora exclusiva Paradigm no Brasil.

A marca ainda apresenta armações combo (acetato + metal) e armações em metal com ponteiras de acetato, com aço inoxidável de origem alemã e revestimento sem níquel. Todas as lentes solares também são ecologicamente corretas, produzidas com 50% de plástico reciclado e 50% de material tritan virgem (tritan é um copoliéster livre de bisfenol A – BPA). Os cases também são feitos de materiais reciclados.

Plástico dos oceanos

A The Ocean Cleanup, uma organização holandesa sem fins lucrativos, que trabalha para livrar os oceanos dos plásticos jogados pelos seres humanos, juntou-se ao designer Yves Béhar para lançar uma linha de óculos de sol, feita exatamente de resíduos de plásticos.

Os óculos feitos de resíduos de plásticos recuperados de uma grande mancha de lixo, em 2019, foram certificados pela Great Pacific Garbage Patch. A estimativa à época era que cada par de óculos permitiria a limpeza de um equivalente a 24 campos de futebol.

Borra de café

A marca ucraniana, Ochis, faz óculos a partir da borra de café, material que alia sustentabilidade e qualidade, transformando resíduos comuns em acessórios. Além de serem fabricados de forma sustentável os óculos têm aroma de café, são à prova d´água e duráveis, de acordo com o fabricante.

O empresário Victor Klaus afirma que os óculos sustentáveis não são apenas uma questão de moda, são uma realidade para prolongar a saúde ambiental do planeta e um movimento de grandes marcas, apesar do desafio dos altos custos que as empresas pagam para desenvolverem os produtos. “Apesar do desafio é um mercado em ascensão e de altas expectativas. As marcas que nascem com essa filosofia embutida em seu DNA com certeza terão uma vantagem competitiva, pois seus processos produtivos não precisarão passar por grandes mudanças, eles já foram criados para serem sustentáveis”, finaliza Victor Klaus.

Por Renata Barussi

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 48

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.