Notícias / Mercado / Oportunidades / Curso de Consultor Óptico vai capacitar jovens carentes para o mercado de trabalho
Fique de Olho
Fique de Olho

Curso de Consultor Óptico vai capacitar jovens carentes para o mercado de trabalho

Curso de Consultor Óptico vai capacitar jovens carentes para o mercado de trabalho

Fundação Abióptica capacita jovens carentes com curso gratuito de consultor óptico

Em uma iniciativa para qualificar e incluir jovens carentes no mercado de trabalho, a Fundação Abióptica, em parceria com o Grupo Educacional Filadélfia, lançará em setembro o curso de Consultor Óptico. O curso, que será em formato EAD (Educação a Distância), estará disponível gratuitamente para jovens de 16 a 19 anos de todo o Brasil.

Essa ação representa um importante passo tanto para a inclusão social quanto para o fortalecimento do mercado óptico, que carece de profissionais qualificados, diante das mais de 59 mil ópticas existentes no Brasil. “Não temos, por hora, a meta de suprir a carência de profissionais no mercado, pois se trata ainda de uma turma piloto onde faremos ajustes para as próximas, mas, é claro que, com as turmas acelerando, muitos novos profissionais qualificados estarão disponíveis no mercado de trabalho. Agora o nosso foco principal é a inclusão produtiva do jovem carente”, afirma a diretora Executiva da Abióptica, Ambra Nobre Sinkoc.

Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica

Os participantes do curso terão a oportunidade de aprender sobre anatomia, ametropias, lentes, tratamento de lentes, interpretação da prescrição de óculos, medidas ópticas e habilidades, em módulos teóricos e um estágio prático. O diploma será emitido pelo Grupo Filadélfia após a conclusão e aprovação de todos os módulos do curso, além do estágio prático realizado em um varejo óptico na cidade do aluno.

“A estrutura da faculdade Filadélfia estará à disposição do curso Consultor Óptico, com uma sala plantão virtual que funciona das 9h às 21h para dirimir qualquer dúvida que o aluno tenha. Se necessário, enviamos as dúvidas para o professor conteudista para o contato direto com o aluno”, declarou o Diretor do Grupo Educacional Filadélfia, Eliazer Lopes de Moura.

Eliazer Lopes de Moura, diretor do grupo Educacional Filadélfia,

Para acelerar a captação de jovens para o curso, a Abióptica firmou uma parceria com o Programa Juventudes Potentes, também conhecido como Global Opportunity Youth Network (GOYN), uma iniciativa global liderada pelo Aspen Institute, focada na inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade. O objetivo é criar oportunidades econômicas sustentáveis que aumentem a renda de jovens com idades entre 15 e 29 anos, que estão fora da escola, desempregados ou trabalhando em empregos informais.

No Brasil, essa iniciativa é articulada pela United Way Brasil e tem como meta incluir produtivamente 100 mil jovens da cidade de São Paulo até 2030. A mudança de nome para Juventudes Potentes reflete um esforço para se conectar melhor com as juventudes periféricas e dar uma identidade mais brasileira ao programa.

“O Juventudes Potentes anuncia cursos e formações de diferentes parceiros, via Rede de Oportunidades, que é uma plataforma (CRM) que conecta jovens a diversas oportunidades de formação e geração de renda”, diz o coordenador de Projetos e Parcerias do Programa Juventudes Potentes, Nilton Clécio.

Nilton Clécio, coordenador de Projetos e Parcerias do Programa Juventudes Potentes

O curso de Consultor Óptico também contará com a colaboração do RHÓptico, parceiro responsável por buscar ópticas em todo o país para oferecer os estágios práticos aos alunos. Enquanto os alunos estiverem cursando os módulos teóricos, o RHÓptico buscará ópticas parceiras nas cidades para recebê-los e treiná-los na prática. “Com isso, criaremos um ecossistema de educação onde jovens de todo Brasil podem ser capacitados gratuitamente e, em poucos meses, estarão disponíveis para ingressar no varejo óptico, fundamental para nosso mercado”, destaca Ambra Nobre, acreditando no crescimento deste ecossistema.

A ótica que concordar em ofertar o estágio prático ao aluno terá a responsabilidade de treiná-lo em todas as atividades definidas no formulário de estágio e atribuir uma nota ao desempenho dele. Somente após o aproveitamento dos módulos o aluno será encaminhado ao estágio, e, se obtiver o aproveitamento esperado no estágio prático, poderá receber seu certificado. “O controle sobre os conhecimentos e habilidades será muito bem acompanhado, mitigando o risco de o aluno receber o certificado sem estar apto à função”, conclui Ambra Nobre.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 43

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.