As passarelas sempre ditaram e ditam moda, seja vestuário, calçados e também em óculos, pois muitas vezes são palco para exibição das últimas tendências em óculos de sol e de grau. E nessa linha, os modelos redondos têm sido atemporais, ressurgindo periodicamente ao longo das décadas.
De acordo com a especialista em moda óptica Aline Portapila, os óculos ovais evocam um estilo vintage boêmio, até mesmo intelectual e são populares entre as pessoas que buscam uma aparência mais eclética e retrô, além disso podem complementar diferentes formatos de rostos tornando-os versáteis e atraentes.
“O Brasil é uma cena de moda vibrante e diversificada com influências locais e internacionais. Devido à globalização e à rápida disseminação de informações pelas redes sociais, as tendências de moda muitas vezes chegam ao Brasil quase simultaneamente com as de outros países, além disso, a presença de grandes eventos de moda, como São Paulo Fashion Week, contribuem para a rápida adoção e adaptação das tendências locais, no entanto a velocidade com que essas tendências são adotadas pode variar dependendo da região do País e da disponibilidade de determinados produtos ou marcas”, explica a especialista.
A consultora de moda ainda comenta que as tendências têm um grande impacto nas vendas, pois influenciam diretamente nas preferências e escolhas dos consumidores. “Quando determinado estilo padrão ou item se torna popular há uma demanda aumentada. Marcas e varejistas que conseguem antecipar e capitalizar essas tendências muitas vezes experimentam um aumento nas vendas desses produtos em particular”, afirma Aline.
A advogada Priscila Possi Papini é uma consumidora atenta às tendências e que se identifica com os óculos redondos e ovais. “Os óculos são uma forma de expressar a minha personalidade e estilo e acredito que os óculos ovais, além de valorizarem o meu tipo de rosto, conferem um ar mais jovial, moderno e criativo. Sempre aposto em cores e modelos ousados e diferentes, mas sem abrir mão da elegância”.
A empresária do setor óptico Alline Venturini, com cinco lojas em Bauru, interior de São Paulo, disse que na cidade os óculos ovais ainda não explodiram, e apesar de ser um modelo que nunca saiu de moda, agora está voltando como tendência, tanto de sol quanto de receituário. “Os óculos ovais sempre estiveram na nossa vitrine. Houve um boom nos anos 1990 quando vários artistas e roqueiros, como Kurt Cobain e Axel Rose, usaram. A moda é cíclica, vai e volta e os modelos vão sendo repaginados gerando uma nova tendência”.
De acordo com Alline Venturini a diferença dos ovais de hoje com os dos anos 1990 é que agora eles voltaram de forma leve, lentes cosméticas, claras, e assim ficam mais democráticos, possibilitando o uso por pessoas de diferentes perfis e idades. “O oval é diferente do redondo. O modelo redondo não é só uma tendência do momento, ele nunca vai sair de moda e se adequa a vários perfis de rostos. Já o estilo oval é para um público mais restrito, trata-se de um modelo mais fashion, um estilo que não é tão casual quanto o redondo. As fashionistas, os blogueiros, as pessoas mais jovens são quem vão usar mais”, acredita.
Em Ribeirão Preto/SP a proprietária da óptica New Look, Priscila Márcia Muglia Machado, concorda que os óculos ovais estão voltando com tudo. “Até um tempo atrás não se encontrava óculos ovais para vender e hoje eles estão voltando, mas quero esperar a Expo Óptica em São Paulo para ver as novidades e as novas coleções”, adianta a empresária que também pretende buscar na feira a tendência em armações com hastes mais largas.
Priscila afirma ainda que é importante oferecer as novidades ao seu público, mas nem todo mundo busca por tendências do momento. “Com os óculos ovais, assim como em outras tendências, o importante é a pessoa se sentir bem usando. Não basta querer estar na moda, tem que vestir o que fica bom e se sentir à vontade. Percebo que os jovens procuram mais usar o que está na moda, enquanto que as pessoas mais velhas vão mesmo pelo gosto pessoal”.
Cautela para evitar perdas
Com relação às tendências do momento, as empresárias ficam atentas, oferecem as novidades aos seus consumidores, porém com cautela para que não tenham prejuízo.
“O primeiro passo é sentir o mercado e a aceitação. Compro uma peça para ver se vai girar e se girar, reponho. Hoje as importações estão mais rápidas e a reposição é feita em pouco tempo”, diz Priscila.
“Esse design oval, eu particularmente, não vou investir muito. Tenho nas vitrines, mas são peças pontuais, e se vender eu reponho. Tenho que ter uma linha nacional e outra importada. A nacional dá para ter dois ou três pares em cada loja, mas a linha importada vou manter uma peça apenas. A reposição é muito rápida, até para os importados”, diz Alline Venturini.
A especialista em moda óptica Aline Portapila também dá uma dica importante para minimizar perda de estoque e maximizar a eficiência operacional. “É importante adotar práticas de gestão de estoque periodicamente, analisar a demanda do produto, ter boas negociações com fornecedores, diversificar marcas, modelos, cores, e utilizar sistemas de gestão, de estoque e de software de previsão de demanda, para automatizar o processo. Ao implementar essas práticas você estará melhor preparado para evitar perdas de estoque e otimizar a eficiência da operação em sua loja”, finaliza.
Por Renata Barussi
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