O cenário do setor óptico brasileiro vem passando por transformações impulsionadas pela velocidade com que circulam informações e pela exigência de uma comunicação cada vez mais precisa entre marcas e consumidores. Pensando nisso, Priscila Rahine redatora-chefe do canal de notícias Fique de Olho e Orlando Bueno sócio-diretor do canal e do App B-15 Optidados, compartilharam no Viu Summit um conteúdo especialmente voltado para gestores de ópticas, agora adaptada em formato de matéria para os amantes de uma boa leitura.
Durante o evento, Rahine e Bueno chamaram a atenção para a importância de enxergar a comunicação como uma ponte — nunca como um abismo. “Hoje, não basta simplesmente falar; é preciso ouvir, compreender e construir relacionamentos pautados pela confiança. Até o silêncio pode comunicar, por isso precisamos estar atentos a todas as formas de interação”, destaca Priscila Rahine.

Os palestrantes ressaltaram que o que parece óbvio para quem comunica pode não ser claro para quem recebe a mensagem. “O óbvio precisa ser dito, sim. Não podemos subestimar a importância de reforçar informações essenciais para a equipe e para o cliente”, afirma Orlando Bueno.
Uma comunicação eficiente começa no entendimento do público. “Erros simples, como o uso inadequado do tom de voz ou a desordem na apresentação das ideias, podem gerar ruídos e prejudicar o relacionamento. Conhecer bem quem está do outro lado faz toda a diferença”, acrescenta Priscila. Segundo os especialistas, adaptar o discurso ao tipo de público e objetivo da mensagem é fundamental para garantir que a mensagem alcançará o objetivo.
Outro ponto abordado foi o alinhamento entre o tom e a voz da marca. Para Orlando, “definir uma identidade de comunicação consistente é o que faz a marca se destacar e permanecer relevante. É a personalidade da empresa transmitida em cada contato com o consumidor”.

No painel, Priscila e Orlando enfatizaram que a presença constante da marca deve ser equilibrada e estratégica. Recomendaram a regra 70-30: 70% do conteúdo voltado para informação ou entretenimento, e apenas 30% para promoção direta de produtos e serviços. “Quando mostramos autenticidade e nos comunicamos com paixão, as pessoas sentem a verdade nos nossos valores, estabelecendo conexões genuínas com a marca”, afirma Priscila
A palestra também trouxe um convite à reflexão sobre a importância de participar de eventos, fazer cursos e acompanhar bons canais de comunicação para consumo de conteúdo relevante: “O conhecimento é a principal alavanca para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ampliar sua rede de contatos é expandir oportunidades”, ressalta Orlando.
O Portal Fique de Olho, cuja equipe conta com dez profissionais e soma mais de 30 anos de experiência nos setores óptico, jornalístico e tecnológico, reafirma seu compromisso de ser referência de informação no segmento e de manter gestores informados, conectados e prontos para liderar as transformações do mercado.
📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp
COMPARTILHAR: