Maior causa de transplante de córnea no Brasil, o ceratocone, condição que afina a porção central da córnea, lente externa e transparente do olho, não para de crescer. E uma pesquisa conduzida com 319 pacientes do Instituto Penido Burnier indica que 41% dos indivíduos com ceratocone têm intolerância às lentes de contato tradicionais.
A condição, que se caracteriza pelo enfraquecimento progressivo da córnea, é a principal razão para transplantes no Brasil, com uma lista de espera que já conta com 31.813 candidatos em 2025, um crescimento de 10% em relação ao final de 2024.
O implante de ICL (lente intraocular implantável) tem se mostrado eficiente em casos particulares, sendo capaz de corrigir até 18 graus de miopia associada ao ceratocone estabilizado, diminuindo a demanda por transplante e oferecendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
O alerta dos especialistas é quanto a necessidade de diagnóstico precoce do ceratocone para evitar transplantes e abrir portas para tratamentos menos invasivos.
➡️ Acesse a matéria completa publicada por “Hora Campinas”
📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp
COMPARTILHAR: