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Óculos sem graus: do estilo aos benefícios visuais

Óculos sem graus: do estilo aos benefícios visuais

Superando estereótipos: desmistificando o uso de óculos sem grau e explorando seus benefícios estilísticos e visuais.

O adulto de hoje que na infância usou óculos, em algum momento deve ter sofrido bullying ao ser chamado de quatro olhos pelos “amiguinhos”, nem tão amiguinhos assim. Se não foi, teve muita sorte!

Hoje os óculos deixaram de ser apenas um dispositivo óptico para proteção ou correção de algum problema visual e passaram a ser também acessórios. Há uma infinidade de modelos de armações desde os mais tradicionais e simples até os exóticos que parecem feitos sob encomenda e as lentes são cheias de tecnologia. São materiais, cores e desenhos que surgem como tendência de moda.

Tanta evolução fez com que os óculos ganhassem status de acessórios, que são usados inclusive na valorização do rosto, harmonizando com a roupa, corte de cabelo e local onde irá frequentar.

As primeiras referências sobre a existência dos óculos datam de 500 a.C., eram apenas um adereço pessoal e as lentes eram de vidro, sem grau. E não é que a moda voltou? No entanto, com muito mais estilo e tecnologia.

A lente sem grau pode ser usada para fins estéticos e proteção visual. Existem diferentes tipos e recursos de lentes:

  • Coloridas nas cores cinza, marrom, verde, azul, rosa ou amarela
  • Transparentes
  • Com filtro contra luz azul emitida pelas telas eletrônicas
  • Antirreflexos
  • Que protegem contra os raios solares
  • Fotossensíveis que escurecem quando recebem raios solares

A farmacêutica, Heloise Corrêa, há quatro anos aderiu aos óculos sem grau como um acessório e melhora da qualidade do bem estar visual. Depois de várias consultas médicas e exames realizados, nenhum problema detectado e nem grau constatado, nem mesmo 0.25, ela foi orientada a fazer uso dos óculos com filtro contra luz azul e antirreflexo. “Na primeira semana já senti a diferença e hoje as dores nos olhos e na cabeça diminuíram 90%”.

Heloise revela que usa os óculos em benefício da saúde e também como acessório, dando um toque a mais no visual. “Uso também como acessório para compor meu estilo. Compro a armação que mais gosto e combina comigo. Além de melhorar minha qualidade de vida, acho bem estiloso. Faz parte do meu visual”, afirma.

A visagista Drica Arantes, tem sua própria marca de óculos e vivencia diariamente a crescente valorização dos óculos como um acessório. Ela comenta que as pessoas, especialmente as mulheres, têm fetiche por óculos de sol, pois eles dão um empoderamento, mas no dia a dia, os óculos de grau também dão esse poder a quem fizer a escolha certa. “Uma advogada jovem que não precisa de óculos de grau, por exemplo. Ela pode usar óculos sem grau, como um acessório, com uma armação que valoriza o seu rosto e estilo, para passar autoridade diante de um tribunal, apesar da pouca idade”.

De acordo com a visagista, a percepção das pessoas em relação a valorização e o poder de empoderamento dos óculos ainda é pequena, mas vem crescendo. “Fora do Brasil os usuários de óculos têm de cinco a seis pares pelo menos, no Brasil é difícil alguém que tenha dois ou três pares. 80% das pessoas com necessidade de correção visual só têm um par de óculos”, comenta Drica.

Por Renata Barussi

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Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

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