Notícias / Mercado e Negócios / Oportunidades / Feira Fooco 2025 consolida avanços e fortalece o setor óptico no Centro-Oeste
Fique de Olho
Fique de Olho

Feira Fooco 2025 consolida avanços e fortalece o setor óptico no Centro-Oeste

Feira Fooco 2025 consolida avanços e fortalece o setor óptico no Centro-Oeste

Fooco 2025: A edição que consolidou o setor óptico com inovação e negócios estratégicos

Com um ambiente favorável à geração de negócios e conexões, a Fooco 2025 consolidou-se como um espaço estratégico para o setor óptico

A segunda edição da Fooco – Feira Óptica e Oftalmológica do Centro-Oeste, realizada de 19 a 21 de junho em Anápolis (GO), comprovou a maturidade e relevância do evento no calendário nacional do setor óptico. Com um ambiente favorável à geração de negócios e conexões, a Fooco 2025 consolidou-se como um espaço estratégico para apresentar inovações, discutir tendências e fortalecer a cadeia produtiva da óptica no Brasil, especialmente na região Centro-Oeste.

“O evento dobrou em tecnologia, painéis de LED e número de inscrições. Tivemos expositores qualificados e público altamente engajado. Não temos dúvidas do sucesso deste projeto”, afirmou Vinícius Peixoto, um dos organizadores da feira.

O crescimento do setor óptico no Brasil tem sido contínuo, impulsionado pela maior conscientização sobre saúde ocular, avanço tecnológico e fortalecimento do varejo especializado. A feira refletiu esse cenário positivo ao reunir empresas líderes, lançamentos de ponta e oportunidades concretas para pequenos e médios empreendedores.

A Avodah, por exemplo, escolheu a Fooco para apresentar ao mercado regional sua nova coleção da marca Santa Lolla, ao lado de lançamentos da Dudalina, Lança Perfume e Hurley. “Essa feira é essencial para nós, porque somos uma empresa do Centro-Oeste. Institucionalmente, ela nos permite fincar a bandeira na nossa própria casa”, destacou Leandro Marinho, head comercial da empresa.

Também com forte presença, a Safilo levou ao evento marcas e coleções que nem sempre estão acessíveis ao mercado regional. “Apresentamos aqui modelos com lentes cosméticas, fotocromáticas e clip-on, além de condições comerciais diferenciadas”, afirmou Núbia Monteiro, head comercial.

Entre as inovações esteve o lançamento da RM Tecnobrasil, como o topógrafo DEA 520, voltado para diagnósticos de olho seco, um problema cada vez mais frequente. “Esse equipamento permite analisar as glândulas, o tempo de permanência da lágrima nos olhos e a qualidade do piscar”, disse Diego Lúcio Mattos, sócio da empresa.

No estande da Duna Lentes, foi demonstrado o uso de inteligência artificial na personalização de lentes. “A feira é uma vitrine estratégica. Estamos há 15 anos no mercado e queremos estar mais próximos das ópticas”, explicou João Guilherme Gonçalves, diretor da empresa.

Já o engenheiro Paulo Henrique Hojak, do Grupo Tooling, apresentou equipamentos compactos e otimizados para redes que desejam internalizar a produção de lentes. “O perfil da Fooco atende justamente essa demanda por independência produtiva no varejo óptico.”

A feira se mostrou um espaço fértil para o fortalecimento dos pequenos e médios negócios. Empresários independentes, como Maria de Fátima dos Santos, da Impacto Óptica, reforçaram a importância do evento para conhecer fornecedores, firmar parcerias e renovar o estoque com diferenciação. “Aqui tem de tudo, laboratórios, armações, novos parceiros. Todo lojista deveria participar”, pontuou.

Marcos Augusto Trebien, do Laboratório Óptico Paraná, levou colaboradores à feira com foco em capacitação. “A reciclagem da equipe é um dos maiores ganhos. Viemos buscar novas ideias para projetos e coleções.”

A empresária Adriana Dias Martins, sócia das marcas Acqua, Ezze e Summer, valorizou o ambiente de troca e atualização. Ela trouxe para a feira, produtos variados, dos clássicos, com muitas opções em clip-on, acetato e metal, linha de receituário, com peças em titânio, mais leves e com fio de nylon, e óculos de sol. “Fizemos pesquisas de campo, inclusive no exterior, mas é aqui que sentimos o mercado. A Fooco é uma plataforma real para nos conectarmos com o consumidor brasileiro”, ressalta Adriana.

Também marcaram presença soluções de gestão e tecnologia, como as apresentadas pela B-15 Optidados, especializada em sistemas de automação para ópticas. “A tecnologia permite ganhos reais de margem, pois reduz custos e aumenta resultados. Nosso sistema é pensado especificamente para as demandas desse varejo”, destacou Ricardo Floriano, CEO da empresa.

Mais do que uma vitrine de produtos, a Fooco 2025 mostrou que feiras regionais bem organizadas são fundamentais para descentralizar o acesso à inovação e promover o desenvolvimento de um mercado que, mesmo diante de desafios econômicos, continua crescendo de forma consistente. “O evento representa um investimento importante para a região, ao reunir as principais inovações em lentes, armações e tecnologia óptica”, finaliza o especialista do setor, Carlos Eduardo Coan Júnior.

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 73

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.