O impacto inicial da pandemia de Covid-19 no setor óptico foi significativo e assustador, assim como em outros setores. Com as medidas restritivas implementadas para conter a propagação do vírus, muitas ópticas foram obrigadas a fechar suas portas temporariamente. Como na maioria dos segmentos houve um declínio nas atividades, lojas tiveram suas atividades encerradas e colaboradores foram dispensados.
Felizmente, em meio ao processo, os governos reconheceram as ópticas como estabelecimentos que atendem às necessidades de clientes que precisam de serviços essenciais relacionados à saúde ocular e as lojas puderam reabrir, porém com medidas restritivas. E foi aí que teve início um outro desafio, transformar o que fosse possível em atendimento on-line para evitar o contato presencial até última instância, e a tecnologia foi uma grande aliada, até mesmo para aqueles estabelecimentos que não contavam com processos informatizados.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado de São Paulo – SindiópticaSP, Luiz Paulo Rodrigues Leite, embora a transição para o ambiente digital possa ter representado um desafio inicial para algumas ópticas, a tecnologia foi um aliado fundamental durante a pandemia, facilitando a adaptação das lojas às novas demandas do mercado e possibilitando a continuidade das operações em um cenário desafiador.
Cristianne Breternitz é proprietária de duas óticas em Campinas e conta que precisou se aperfeiçoar no mundo virtual, especialmente nas redes sociais e site. “Eu acho que vender óculos pela internet não funciona bem, prefiro o presencial, mas foi necessário mudar na pandemia, e realizar vendas on-line. Precisei me adaptar”.
A óptica da bacharel em Optometria Marlene Gutierrez Bueno, em Pedreira, São Paulo, sempre foi referência em tecnologia e para ela, desenvolvedores e consumidores, olharam para a necessidade de gerar a experiência de compra de forma eficiente e prática, o que mudou a maneira de vender não só óculos, mas muitos outros produtos. “A pandemia empurrou as ópticas para um canal de atendimento on-line e o uso do WhatsApp é hoje uma ferramenta de extrema necessidade e usabilidade, seja para prospectar ou de pós-venda”, afirma a empresária que aproveitou a pandemia para implantar uma novidade em sua óptica, o visagismo, uma experiência de compra nova e participativa, que é uma tendência.
O SindiópticaSP atuou em várias frentes para ajudar as ópticas a funcionarem durante as restrições, entre elas o presidente cita:
- Organização de eventos online, como webinários, para fornecer orientações e informações atualizadas sobre as medidas de prevenção e segurança a serem adotadas pelas ópticas.
- Aumento da produção de informativos voltados para a prevenção da Covid-19.
- Diálogo com instituições financeiras para negociar melhores condições de crédito para os micros e pequenos empresários do setor óptico, ajudando a garantir a sustentabilidade financeira das lojas durante aquele período desafiador.
- Parcerias com instituições como CNC, SEBRAE e Fecomércio para oferecer ebooks e materiais educativos que auxiliaram os empresários a desenvolverem e aprimorarem seus canais de vendas online, como WhatsApp, Instagram e Facebook, adaptando-se às novas demandas do mercado durante a pandemia.
- Apesar de todos os desafios e dificuldades algumas iniciativas ou medidas implantadas durante a pandemia surtiram bons resultados e continuam até hoje. Entre essas melhorias estão:
– Maior digitalização: a necessidade de adaptação às vendas online e ao atendimento virtual levou as ópticas a investirem em uma maior digitalização de seus processos e serviços, mudança que resultou em maior conveniência para os clientes, que agora têm mais opções para acessar os serviços ópticos sem a necessidade de comparecer pessoalmente às lojas.
– Novas tecnologias: a pandemia incentivou as ópticas a adotarem novas tecnologias, como telemedicina e equipamentos de medição remota da visão. Essas tecnologias não apenas facilitam o acesso aos serviços ópticos, mas também possibilitam uma melhor experiência para os clientes, com consultas mais rápidas e convenientes.
– Maior foco na prevenção e segurança: as medidas de prevenção implementadas durante a pandemia, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização frequente, continuam sendo prioridade no pós-pandemia. Isso contribui para um ambiente mais seguro e saudável tanto para os funcionários quanto para os clientes das ópticas.
“Além das redes online e do site que precisei melhorar durante a pandemia, hoje ainda mantenho os procedimentos de higienização do ambiente e de equipamentos intensificada. Após um cliente provar um ou vários óculos, todos são higienizados antes de serem guardados. Comprei produtos específicos para a higienização, pois o álcool danifica”, declara Cristianne.
“Como optometrista percebo que houve uma mudança de comportamento, pois as pessoas ficaram mais atentas às mudanças da acuidade visual”, finaliza Marlene.
Por Renata Barussi
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