O evento foi marcado pelo comprometimento de todos com o ensino da optometria e a produção de conteúdo científico
Nos dias 1 e 2 de agosto, São Paulo foi palco do 2º Simpósio Internacional FAFILTEC de Optometria. Realizado no Teatro Spazio Itália, no Campus Ítalo Brasileiro, o evento reuniu profissionais, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais em dois dias de intensa troca de conhecimento e experiências. Com 16 horas de conteúdo, o simpósio reafirmou o compromisso com a educação continuada e o fortalecimento da optometria como ciência da saúde.
Organizado pelo Grupo Educacional Filadélfia, o simpósio abordou temas relevantes para o setor óptico e optométrico, promovendo o intercâmbio de saberes e impulsionando práticas baseadas em evidências científicas. A iniciativa atraiu participantes de diversas regiões do país, como a optometrista Valdete Silva, do Espírito Santo. “O evento acrescentou muito nos meus conhecimentos e na prática diária, principalmente na área de contatologia”.
O CEO do Grupo Educacional Filadélfia, Eliazer L. de Moura, destacou a magnitude do simpósio. “É um evento que visa crescimento da classe, networking, aplicação prática do conhecimento. A FAFILTEC tem como compromisso construir conhecimento e discutir soluções para os desafios cotidianos dos profissionais.”

Para Maressa Moura, assessora executiva do grupo, o evento foi um sucesso. “O simpósio foi marcado pelo comprometimento de todos com o ensino da optometria e a produção de conteúdo científico. Para os próximos encontros, desejamos que ainda mais pessoas se unam a essa causa em prol da educação continuada e do fortalecimento da nossa profissão.”

O evento também foi marcado pela diversidade de profissionais e experiências. O óptico e optometrista Jairo Vieira, especialista em próteses de face, falou sobre o impacto das próteses oculares. “A prótese muda a vida das pessoas. É preciso sair da mesmice, buscar conhecimento, ampliar horizontes e fazer a diferença na vida dos pacientes”.
A estudante de optometria Danielle Santos, vencedora do concurso cultural do simpósio, ressaltou a importância da educação e da informação. “Trabalhei um tema que fala sobre direitos da população e a diferença entre optometrista e oftalmologista. Se as pessoas conhecerem seus direitos, saberão como se posicionar. Estou muito feliz com o reconhecimento”.
Representantes de entidades da área também marcaram presença e enfatizaram a importância de eventos como esse para o avanço da profissão. “É um momento de ver como a profissão tem amadurecido cientificamente, além de ser uma oportunidade de reencontrar colegas e trocar experiências”, afirmou Jasiel Filho, vice-presidente da Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica (CBOO).
A presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria de São Paulo (CROO-SP), Daniela Iamamoto, também estava presente. “Precisamos buscar conhecimento de excelência. O simpósio cumpre esse papel de reciclagem, networking e fortalecimento da profissão”.
O presidente da Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO-MG), Túlio Lakitini, representou o estado mineiro e reforçou o papel da optometria como área da saúde. “Estamos trabalhando em Minas Gerais com essa compreensão e acreditamos que o estudo tem que ser continuado para que possamos crescer como profissionais.”
De acordo com a diretora executiva da Abióptica, Ambra Nobre Sinkoc, a optometria tem se consolidado enquanto ciência. “Precisamos capacitar e atualizar os profissionais para poderem oferecer o melhor cuidado à saúde visual da população brasileira”.

O próximo simpósio já está sendo organizado. “Já estamos preparando com muito carinho o terceiro simpósio, inclusive com palestrante internacional confirmado, o Dr. Navid Vahidi, dos Estados Unidos”, finaliza Maressa Moura.
📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp
COMPARTILHAR: