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Prepare sua óptica para atender o consumidor da Geração Z

Prepare sua óptica para atender o consumidor da Geração Z

Visão 20/20: estratégias para sintonizar com a geração Z no setor óptico

A dinâmica do mercado está em constante evolução, apresentando novos desafios e oportunidades, principalmente para empreendedores no setor óptico. No epicentro dessas transformações, encontramos a Geração Z, composta por consumidores imediatistas, ávidos por agilidade e eficiência, e com expectativas elevadas em relação à experiência de compra.

Adaptação Necessária

Diante das exigências desses novos consumidores, as empresas precisaram se adaptar, investir em infraestrutura e tecnologia para atender à velocidade da busca e da entrega na jornada deste perfil de cliente. Segundo Armando Mello, especialista em marketing digital e experiência do usuário, a presença online eficaz e amigável não é mais um diferencial, mas uma prática necessária para satisfazer os desejos desses consumidores contemporâneos. “As marcas precisam estar presentes nas redes sociais, gerando conteúdo de valor e informações detalhadas sobre seus produtos, para atender as exigências desse novo consumidor”.

Jovens Geração Z

Conteúdo Valoroso e Transparência

Disponibilizar conteúdo relevante nos canais de comunicação é fundamental. Informações detalhadas sobre benefícios, modo de uso e especificações técnicas dos produtos tornam sua óptica mais confiável e transparente. Segundo Ricardo Floriano, especialista em gestão de equipes que atuam no atendimento ao cliente, é de extrema importância construir uma relação de confiança com o público, seja online ou no atendimento presencial, padronizando processos e oferecendo uma experiência de compra rica em orientações e verdadeiramente consultiva. Este posicionamento está diretamente ligado ao que aponta a pesquisa anual de tendências CX Trend, que afirma que 81% dos consumidores tomam decisões de compra com base na qualidade do atendimento.

Atendimento Personalizado

Para atender as demandas dos consumidores, é necessário compreender profundamente suas dores, seus desejos e suas expectativa, para então personalizar cada interação com objetivo de, não apenas a satisfação imediata, mas também para a fidelização a longo prazo.

De acordo com Nathalie Caram, diretora da TV Record Campinas, os dados dos clientes são agora considerados o “novo petróleo”. A capacidade de atender com qualidade, solucionar problemas que incomodam e realizar sonhos faz com que as empresas dependam cada vez mais de ferramentas de coleta de informações precisas. Armazenar dados de forma segura e analisar com assertividade torna-se crucial. “O conhecimento e gestão dessas informações não só proporcionam entregas eficazes, mas também otimizam custos operacionais, representando um diferencial competitivo significativo para empresas de todos os segmentos de atuação”, afirma Nathalie Caram.

Se você quer sua óptica preparada para atender os consumidores da Geração Z, comece implementando as seguintes ações:

  • Logística Eficiente: Estabeleça processos logísticos eficientes para garantir entregas rápidas.
  • Comunicação Instantânea: Utilize sistemas de comunicação instantânea para responder às consultas dos clientes em tempo real. Segundo a pesquisa anual de tendências CX Trend, em 2022, o WhatsApp contava com 57% da preferência pelos consumidores, e em 2023 a proporção é de 63%.
  • Transparência nas Informações: Disponibilize informações claras e transparentes sobre produtos e serviços.
  • Experiência Multicanal: Ofereça uma experiência de compra consistente, integrando lojas físicas e online.
  • Personalização com Tecnologia: Invista em tecnologias que permitam a personalização da experiência, desde lembretes, mensagens comemorativas até ofertas exclusivas.
  • Capacitação e Treinamento: Preparar equipes de vendas e atendimento é uma tarefa que não pode ser adiada se o foco é melhorar a experiência do usuário e aumentar vendas.
Jeanne Pimentel
Jeanne Pimentel, especialista em desenvolvimento de equipes de alta performance.

Para a especialista em desenvolvimento de equipes de alta performance e responsável pela Molddar Educação Corporativa, Jeanne Pimentel, “Investir em treinamento contínuo é a única maneira de ter uma equipe prontamente preparada para atender com qualidade os consumidores imediatistas. O treinamento, quando incorporado aos processos de rotina, também auxilia na redução do turnover e nos custos relacionados a novas contratações”.

Prepare seu negócio com informação e tecnologia para atender com qualidade a Geração Z, e construa um caminho sólido para o sucesso em um ambiente comercial dinâmico.

Fonte: A pesquisa CX Trends 2023 foi realizada pelo Opinion Box em parceria com a Octadesk.

Por Priscila Rahine


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Priscila Rahine

Comunicóloga com mais de 25 anos de experiência como jornalista, publicitária e especialista em marketing digital, é gestora da equipe de comunicação e marketing. (MTB 46.219)

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