Notícias / Gestão / Mercado / APP B-15 Optidados revoluciona o setor óptico
Fique de Olho
Fique de Olho

APP B-15 Optidados revoluciona o setor óptico

APP B-15 Optidados revoluciona o setor óptico

Vendo Além do Óbvio: como o APP B-15 Optidados está mudando a maneira como vemos o Mundo Óptico

O desenvolvedor do software utilizou a tecnologia mais moderna disponível atualmente

Os avanços tecnológicos são testemunhados diariamente e, ao olhar para trás, nota-se uma transformação gigantesca de uma década à outra. Essa evolução impulsiona mudanças em todos os aspectos na vida do ser humano, que está sempre em busca de soluções que ampliem o conhecimento, melhorem o conforto, facilitem tarefas, por exemplo.

São tantas oportunidades geradas pela tecnologia que nem o menino de 8 anos, que já mexia com computadores lá na década de 1980, poderia imaginar que chegaria tão longe. Mas chegou. Até chegar aos dias atuais, na era da inteligência artificial, vale conhecer um pouco da trajetória de quem respira tecnologia desde sempre.

Marcelo Floriano, formado em Ciências da Computação, sócio e responsável tecnológico do B-15 Optidados, desde criança foi influenciado pelo pai a gostar de computadores e de tecnologia, começando cedo ao ponto de ensinar quem estava ali para ensiná-lo. “Com 16 anos, eu já sabia programar e me inscrevi em um curso de eletrônica. Havia uma troca de conhecimento com meus professores. Eles me ensinavam eletrônica e eu os ensinava programação em outro horário”, comenta Marcelo.  

Marcelo Floriano, sócio e responsável tecnológico do B-15 Optidados
Marcelo Floriano, sócio e responsável tecnológico do B-15 Optidados

Marcelo conta que sua primeira empresa foi de manutenção, rede e alguns softwares. Juntamente com alguns colegas de classe realizava esses trabalhos e com o dinheiro pagava a mensalidade da faculdade. “Naquela época eu cada vez mais queria trabalhar com softwares e menos com a parte hardware e rede. A empresa cresceu e passamos a fazer softwares especializados para oficinas mecânicas, frigoríficos, entre outros segmentos, o que me deu muita bagagem para entender o que as empresas precisavam e como funcionavam. Foi isso que me deu embasamento para desenvolver um software da atualidade”.

O século XX testemunhou avanços extraordinários na tecnologia, já no século XXI a tecnologia de softwares deu saltos impressionantes ao ponto de um aplicativo, que funciona na palma da mão, fazer praticamente tudo.

Os softwares ERPs e CRMs, por exemplo, chegaram para revolucionar a gestão das empresas. O ERP (Enterprise Resource Planning), Planejamento dos Recursos da Empresa, é um software de gestão geral da organização, que integra diversas áreas, centrado na redução de custos como um todo e na eficiência da gestão da empresa.

Já o CRM – Customer Relationship Management, Gestão do Relacionamento com o Cliente, é um software com foco no relacionamento e acompanhamento das negociações com o cliente, que tem como objetivo descobrir suas preferências e oferecer exatamente o que precisa, na hora certa e nas condições mais adequadas.

De acordo com Marcelo é fundamental ter conhecimento de gestão de negócios, pois tudo gira em torno de custos e vendas, administrar bem os custos e como vender mais. “Após adquirir esse conhecimento de software personalizado, de gestão e consultoria, surgiu a oportunidade de parceria com a Optidados, com foco no mercado óptico e desenvolvemos um aplicativo que vem ajudando muitos empresários ópticos”.

O B-15 Optidados é um APP de gestão empresarial desenvolvido para melhorar os resultados das empresas, ajudando-as a vender mais e melhor. Perfeito para pequenas e médias empresas, ele apresenta várias facilidades e vantagens, entre elas:

  • Emissão de nota fiscal -(em 12 segundos com 2 cliques), o aplicativo calcula automaticamente todos os impostos.
  • Mobilidade comercial (App Online e Offline) – orçamentos com todas as informações de histórico de compras do cliente, visão dos estoques de cada produto. Visualização instantânea de incidência de ICMS/ST, IPI ou Difal, já no orçamento. Margem de lucro de cada item e do pedido. Controle o nível de desconto e margem que deseja.
  • Alta Gestão Financeira – além do básico, que é: contas a pagar, receber, conciliação bancária, importação de OFX, fluxo de caixa, balancete, o B-15 conta com um aplicativo de gestão com espelhamento contábil, análise de custo médio (cmv) e outras dezenas de recursos que só os grandes ERPs possuem.
  • Estoque, Compras e Produção (PCP) – possui relatórios que permitem ampla visão sobre o estoque e o histórico de vendas.

Para a criação do B-15 Optidados foi utilizada a tecnologia mais moderna que existe na atualidade, possibilitando o uso do app no computador ou no universo mobile. “Nosso sistema opera com as mesmas regras de negócio, diferente do que o mercado faz, com uma versão mais simplificada. O nosso software roda em qualquer lugar, seja no celular, tablet, notebook, desktop, opera em televisão, carro com Android, e ainda funciona offline e online”, destaca Marcelo Floriano.

O especialista em tecnologia ainda diz que a proposta da empresa é criar uma ferramenta de aceleração, onde o empresário treina seus colaboradores a operarem essa engrenagem na empresa de forma otimizada para sobrar mais tempo para usar em estratégia e menos nas operações do dia a dia. “Com o nosso produto, o cliente nem percebe e não se preocupa com servidor ou backup. O software é leve e, ao mesmo tempo completo”, afirma.

Inteligência Artificial

A IA – inteligência artificial é uma área fascinante da tecnologia e refere-se à capacidade de máquinas realizarem tarefas que até então eram feitas pelos humanos, impactando uma ampla gama de setores, que vão desde diagnósticos de exames mais precisos e rápidos até a automação industrial, por exemplo.

Para o desenvolvedor do B-15, no mundo atual de software, a IA ainda é apenas um começo, há mais estudo do que prática. Ele cita a implantação de atendimento ao cliente feito por inteligência artificial e considera que é uma prática que ainda não funciona bem, por ser fria e a pessoa não se sentir acolhida. “A IA é uma tendência e o mercado vai aprender a usá-la de modo interessante, fazendo escolhas e auxiliando caminhos para ganhar tempo, mas a criatividade e a estratégia, isso só se consegue com o ser humano”, finaliza Marcelo.

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 43

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.