Notícias / Mercado / A Importância dos testes de inflamabilidade em lentes de óculos
Fique de Olho
Fique de Olho

A Importância dos testes de inflamabilidade em lentes de óculos

A Importância dos testes de inflamabilidade em lentes de óculos

Antes de chegarem ao mercado, as lentes de óculos passam por rigorosos testes, incluindo um que atesta inflamabilidade, para garantir que atendam aos mais altos padrões de segurança e protejam a saúde ocular dos consumidores.

Quando se trata de saúde, a segurança dos consumidores é uma das principais preocupações para fabricantes e reguladores. As lentes de óculos, utilizadas tanto para correção quanto para proteção solar, fazem parte desse universo, pois desempenham um papel fundamental na promoção da saúde ocular. Antes de chegarem ao balcão para venda, as lentes passam por inúmeros testes. No entanto, muitos profissionais do mercado óptico ainda têm dúvidas sobre a importância e a condução do teste de inflamabilidade das lentes. Você já pensou sobre isso?

No Brasil, a questão da inflamabilidade de produtos ópticos, como lentes de óculos e armações, é regulada pelas normas ABNT NBR ISO 12870 e ABNT NBR ISO 21987. A ABNT NBR ISO 12870 trata dos requisitos para armações de óculos, incluindo a resistência dos materiais a diferentes condições, como exposição ao calor e chamas, garantindo que eles cumpram padrões de segurança e qualidade. Em contraste, a ABNT NBR ISO 21987 aborda os aspectos ópticos e físicos das lentes, abrangendo resistência mecânica, qualidades ópticas e requisitos gerais de segurança.

Para além de seus benefícios visuais, é essencial que as lentes de óculos atendam a rigorosos padrões de segurança, e é neste contexto que o teste de inflamabilidade ganha relevância.

“A explicação técnica para a necessidade de testes anti-chamas nas lentes de óculos envolve um pouco de física. Para os usuários de motocicletas, por exemplo, a luz do sol pode convergir através das lentes, criando o ‘efeito lupa’, que tem o potencial de direcionar os raios solares diretamente para os olhos. Além disso, em ambientes industriais com presença de faíscas, é fundamental que as lentes de óculos sejam resistentes para oferecer segurança,” afirma Douglas Ferronatto, engenheiro de qualidade da indústria Jr-Adamver.

O teste envolve a exposição controlada das lentes a fontes de calor para avaliar sua reação ao fogo e sua capacidade de resistir à propagação de chamas. Durante o teste, são observadas características como a resistência térmica do material da lente, a durabilidade sob exposição prolongada e a ausência de deformação significativa ou combustão. O objetivo é garantir que, mesmo sob condições extremas, as lentes não apresentem riscos adicionais aos usuários, especialmente em situações de exposição a altas temperaturas, assegurando a segurança ocular adequada.

Para os profissionais do setor óptico, investir em conhecimento e divulgação sobre testes de segurança é fundamental. Isso não só eleva a confiança dos consumidores, mas também estabelece um padrão de qualidade que pode diferenciar uma marca ou uma ótica no mercado competitivo.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Priscila Rahine

Comunicóloga com mais de 25 anos de experiência como jornalista, publicitária e especialista em marketing digital, é gestora da equipe de comunicação e marketing. (MTB 46.219)

Postagens: 36

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.