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Design dá aos óculos status de acessório de moda

Design dá aos óculos status de acessório de moda

A evolução dos óculos: de dispositivos funcionais a acessórios de moda,

Mais do que a estética e expressão pessoal, o design dos óculos não se limita apenas à aparência externa, mas também influencia o ajuste e conforto da peça no rosto. Há algum tempo os óculos deixaram de ser objetos funcionais que auxiliam na visão para se tornarem acessórios de moda, abrindo espaço profissional e novos conceitos de beleza e funcionalidade.

“As armações exclusivas e de design desempenham um papel fundamental entre os produtos oferecidos pela empresa, conferindo além da estética, a funcionalidade e a exclusividade aos óculos. É por meio do design/modelagem que conseguimos atender às diversas preferências e necessidades dos clientes, oferecendo uma ampla variedade de estilos, desde clássicos e elegantes até modernos e arrojados”, explica Renata Martins, gerente de Produtos Armações das Óticas Diniz. “Além disso, a oferta de produtos com design/modelagem inovadora ajuda a destacar nossa marca, agregando valor percebido aos produtos e fortalecendo a identidade da empresa, no mercado altamente competitivo”, complementa.

Um design bem pensado pode realçar a beleza facial, refletir o estilo pessoal, servir como uma forma de expressão, mas também considera a anatomia facial, vital para garantir que os óculos se encaixem corretamente e sejam confortáveis durante o uso prolongado.

Segundo Renata, as armações que contemplam um lado mais artístico de design refletem e influenciam diretamente a forma como os produtos são percebidos em termos de qualidade, estética e exclusividade. 

“Uma peça cuidadosamente elaborada pode transmitir uma sensação de sofisticação, durabilidade e inovação, agregando valor percebido aos produtos. Também pode comunicar a identidade da marca, através de suas características distintivas e até mesmo seus valores, criando uma conexão emocional com os consumidores e trazendo uma assinatura de estilo”, enfatiza.

Renata Martins, gerente de Produtos Armações das Óticas Diniz

Renata Martins, gerente de Produtos Armações das Óticas Diniz

No mercado atual, com inúmeras marcas – nacionais e internacionais – disputando espaço e a atenção do cliente, o design se mostra uma ferramenta poderosa para influenciar a percepção de valor dos consumidores e pode ser um diferencial competitivo significativo. Muitas marcas de óculos hoje são reconhecidas e distintas por seus designs únicos, o que faz deles uma parte fundamental da identidade da marca, ajudando os consumidores a identificar e associar um produto a uma determinada empresa.

Pesquisas de comportamento de consumo que acompanham tendências mundiais e detectam a preferência dos consumidores são realizadas com frequência pelas empresas para captar as demandas atuais e projetar comportamentos de compra futuros.

Segundo Renata, nas Óticas Diniz essas pesquisas traduzem as tendências de forma comercial para marcas exclusivas como Dii Collection, DNZ e HIT. 

“Observamos uma crescente demanda por produtos que ofereçam não apenas qualidade, mas também estilo e exclusividade. Muitos clientes buscam óculos que expressem sua personalidade e individualidade, optando por modelos únicos e diferenciados. No entanto, também reconhecemos que a busca por vantagem custo/benefício é relevante para uma parcela significativa de consumidores. Por isso, buscamos equilibrar nossa oferta, disponibilizando uma ampla variedade de opções que atendam às diferentes preferências e necessidades dos nossos clientes”, enfatiza.

Diretor de design do grupo francês Opal Demetz, o designer brasileiro Filipe Diniz mora em Lyon, na França, e lidera uma equipe de cinco designers da empresa, considerada a maior em volume de vendas do mercado francês e líder europeia em óculos infantis. Em paralelo, ele também possui um atelier de fabricação de óculos onde desenvolve peças artísticas, de luxo, sob medida e séries numeradas feitas à mão. São dois universos, com negócios e visões diferentes, mas dentro do mesmo setor e com foco na arte, no design e na criação.

“A inspiração pode vir de diversas fontes como as formas e cores da natureza, a arquitetura ou uma viagem em família. Depende do meu estado de espírito, do que chama minha atenção e me dá vontade de expressar. As tendências de moda e comportamento também são elementos interessantes nesse processo, pois, dependendo da minha intenção, eu me aproximo ou me distancio delas”, revela o designer.

Filipe explica que, na Opal Demetz, há estudos constantes do mercado e tendências com a análise constante dos resultados dos lançamentos, informações que ajudam no desenvolvimento das futuras coleções. Já no atelier o processo é diferente.

“Eu trabalho muito com peças sob medida onde a personalidade, características físicas e os desejos de imagem e estilo do cliente são o que conduzem o trabalho. Além da exclusividade e do luxo, a ideia de uma peça sob medida é que ela represente e comunique sua essência”, observa.

Os óculos, que antes eram apenas “ferramentas” para facilitar a visão, hoje ganharam status de objetos de colecionador, acessórios indispensáveis ao look e peças exclusivas, por vezes bastante valiosas. Na visão de Filipe, esse ainda é um universo em transformação.

“Mesmo sendo considerado hoje como um acessório de moda, ainda estamos longe de outros setores como o calçadista, por exemplo. Uma pessoa pode ter dez pares de sapatos e apenas um par de óculos! Na minha opinião, isso é incoerente, já que os óculos são utilizados no rosto, uma área de expressão e comunicação muito mais impactante que os pés. Mas isso se deve também ao preço elevado das lentes corretivas que inviabilizam o consumidor padrão ter muitas peças”, salienta. 

Designer brasileiro Filipe Diniz,Diretor de design do grupo francês Opal Demetz

Filipe Diniz, designer e Diretor de design do grupo francês Opal Demetz

Ele diz ainda que, embora muitos designers hoje sejam considerados artistas, essa é apenas uma faceta da profissão.

“Somos também profissionais técnicos o que, na base, nos faz pensar sempre no conceito ‘forma x função’. A estética nos óculos é cada vez mais importante, mas nunca podemos deixar de lado a principal e mais nobre função dos óculos, que é nos fazer enxergar o mundo. Foi essa ambiguidade que me fez ser apaixonado por esse produto. Nenhum outro produto une saúde e moda tão bem como os óculos”, explica.

Muito além da funcionalidade e desempenho, muitas marcas de óculos são reconhecidas e distintas por seus designs únicos. O design se torna uma parte fundamental da identidade da marca, ajudando os consumidores a identificar e associar um produto a uma determinada empresa.

“A palavra design agrega valor sempre que ela é utilizada. O design é uma ferramenta indispensável na construção de uma marca ou produto nos dias de hoje”, ressalta Filipe. “A concorrência, a facilidade de acesso à informação e a globalização dos produtos nos tornam peças fundamentais para diferenciar e destacar uma marca no mercado. O designer mistura arte com técnica, ergonomia com moda, beleza com função, imagem com comunicação. Uma vez vi uma frase do Instituto Europeu de Design em um cartaz no metrô de Milão que descrevia bem a nossa profissão: ‘O designer é criativo como um artista, técnico como um engenheiro e atento ao mercado como um homem de negócios’.”, concluiu.

Preferências estéticas e tendências

Um designer tem um papel importante na tradução da linguagem estética e visual de uma sociedade. A criação de um produto olha para o futuro, mas se mantém atenta às demandas da sociedade.

“A moda e o design seguem caminhos inspirados no comportamento, consumo e realidade de uma sociedade. Tendências de moda podem ser geradas a partir de infinitas razões: o sucesso de um filme, um movimento artístico ou uma inovação tecnológica. Se, por exemplo, estamos nos preocupando com materiais e modos de produção menos agressivos ao meio ambiente, é porque a sociedade está percebendo os excessos cometidos no passado e os impactos que isso vem causando no nosso planeta. Isso gera uma tendência com a qual trabalharemos para encontrar soluções técnicas e artísticas de nos expressarmos através dos produtos. Do meu ponto de vista, nós não ‘moldamos as preferências estéticas’, nós traduzimos tendências e introduzimos no mercado em forma de produtos”, afirma Filipe Diniz.

Das armações com fios finos ao modelo aviador, de inspiração retrô, estas devem ser as tendências de óculos para o ano de 2024 segundo a revista Vogue.

Já as armações arredondadas de inspiração retrô, especialmente na cor branca, devem dominar os modelos de óculos de sol de acordo com estilistas da revista Elle. Sem medo de se destacar nos rostos femininos, as peças ganham outras padronagens como a clássica armação de tartaruga, animal prints, rendas e logomania.

As lentes espelhadas em peças com design futurista ganham os rostos masculinos e femininos em modelos menos formais e mais esportivos.

Nos óculos de grau as armações gradiente, que se destacam pela transição de tonalidade, seguem em alta bem como as armações transparentes, de acordo com a avaliação da Lenscope. Para os homens, armações quadradas são uma escolha que não traz riscos, sendo as retangulares mais modernas e contemporâneas.

Sejam os modelos de sol ou grau, há um consenso entre os especialistas no mercado óptico: os óculos podem ajudar a transformar ou solidificar uma identidade de estilo e podem até se tornar parte de um visual exclusivo.  

Por Angélica Moraes

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Angélica Moraes

Comunicóloga com mais de 26 anos de experiência como jornalista e assessora de comunicação. (MTB 823)

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