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Alfaiataria Eyewear transforma óculos feitos à mão em símbolos de exclusividade e personalização

Alfaiataria Eyewear transforma óculos feitos à mão em símbolos de exclusividade e personalização

Clientes high-ticket são o público-alvo da alfaiataria óptica

Na era da personalização, onde a busca por itens exclusivos e feitos à mão cresce a cada dia, a alfaiataria eyewear surge como uma tendência sofisticada e inovadora no mercado óptico brasileiro.

O conceito alfaiataria, defendido pelo especialista eyewear, Serjão Óptico, é a arte de criar peças sob medida, similar à confecção de um terno personalizado em alfaiate. “Atualmente, muitos óculos são produzidos com medidas padronizadas da Europa ou Ásia, o que pode resultar em um ajuste imperfeito para muitas pessoas no Brasil. Isso ocorre porque a definição do nasal em óculos europeus ou orientais não se adapta bem ao formato nasal dos brasileiros”.

Serjão Óptico, especialista eyewear

Na alfaiataria eyewear, cada detalhe da peça é personalizado. A haste, por exemplo, pode ser ajustada para se adequar a diferentes tamanhos cranianos, evitando marcas incômodas no nasal e nas têmporas. Além de medidas personalizadas, é possível escolher a cor, o modelo e até desenhar os próprios óculos em colaboração com o alfaiate, que segue técnicas precisas de um lunetier, profissional que cria óculos sob medida, já há bastante tempo no mercado óptico.

A personalização e exclusividade de um par de óculos feito à mão tem um custo elevado, variando de R$ 1.800 a R$ 5.000. “Um dos maiores desafios da alfaiataria de óculos é encontrar e comunicar a existência desse serviço ao cliente high-ticket”, destaca Serjão, reforçando a importância de informar o mercado, os consumidores e os lojistas sobre essa possibilidade.

O especialista eyewear acredita que o futuro do mercado aponta para uma crescente demanda por óculos exclusivos e personalizados, à medida que os consumidores buscam se destacar. “Esse é um nicho promissor, ainda pouco explorado devido ao desconhecimento, mas com potencial significativo. Novos lunetiers surgirão, e a personalização e exclusividade se tornarão cada vez mais importantes, diferenciando aqueles que buscam ser únicos em um mercado saturado de opções padronizadas”, avisa Serjão.

Filipe Diniz: um brasileiro de destaque no mercado internacional

Um dos brasileiros pioneiros no ramo de óculos sob medida é o designer lunetier Filipe Diniz, que mora em Lyon, na França, onde se dedica à arte especializada em óculos feitos à mão. Com quase 20 anos de experiência na criação de óculos, sua jornada teve uma reviravolta em 2015, quando enfrentou dificuldades profissionais no Brasil e decidiu buscar novas oportunidades na França. Lá, ele encontrou um mestre lunetier no sul do país, que o aceitou como aprendiz, e durante 20 dias o ofício de fabricação manual de óculos, mesmo enfrentando a barreira do idioma.

Filipe Diniz, designer lunetier

Hoje Filipe é um lunetier consagrado premiado internacionalmente. Em 2022 se destacou como o primeiro designer brasileiro a ser indicado ao Silmo D’or, considerado o Oscar do setor óptico mundial que acontece anualmente na Silmo, o salão de Paris. Em 2023 foi também o primeiro brasileiro indicado ao Vision Plus Awards no salão óptico de Dubai e em fevereiro de 2024 venceu duas categorias (melhor óculos de luxo e melhor óculos masculino) do prêmio Love Eyewear do salão 100% Optical em Londres, sendo a primeira vez na história do prêmio em que um designer é indicado em cinco categorias.

O designer, que trabalha principalmente com acetato e chifre de búfalo indiano, lançou um curso online de fabricação artesanal de óculos, com o objetivo de criar uma cultura no Brasil. “A tendência europeia de fazer óculos sob medida, considerada um luxo, está conquistando espaço no Brasil, onde as pessoas começam a valorizar a exclusividade”, afirma Filipe, que acredita que os óculos não são apenas acessórios de moda, mas também de identidade. “Eles contornam a parte mais expressiva do corpo humano, os olhos, e refletem muito sobre quem somos”, diz enfatizando a importância de cuidar dessa parte e apostando em um futuro promissor para a fabricação artesanal de óculos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Giu Pachá: a designer que transformou paixão em arte

A designer eyewear lunetier Giu Pachá viu o potencial do mercado de óculos personalizados feitos sob medida. Com formação em design gráfico, iniciou sua carreira trabalhando com marcas, embalagens e em agências de publicidade. No entanto, sua paixão pelo trabalho manual, a fez migrar do design gráfico para a criação de produtos, até encontrar sua verdadeira paixão: os óculos.

Foi em 2015, durante a tendência de óculos de madeira, que Giu começou a aprender de forma autodidata, a fazer óculos sob medida. Após um tempo fez a transição para o acetato. Hoje ela trabalha principalmente com armações de acetato, incorporando detalhes em madeira e alumínio para criar peças únicas.

O processo de criação de Giu é altamente colaborativo. Ela conversa com o cliente para entender suas ideias e referências, desenvolve modelos e decide sobre detalhes como colagens. Depois, produz os óculos manualmente em seu ateliê. Para óculos de grau, o cliente leva a armação até a ótica para a colocação das lentes, enquanto os óculos solares são entregues prontos.

Designer eyewear lunetier, Giu Pachá

Por trabalhar sozinha, a designer consegue produzir, em média, oito peças por mês. “É um processo demorado devido à complexidade e à necessidade de descanso das colagens de acetato, e os modelos com detalhes em madeira e alumínio exigem ainda mais tempo”, comenta Giu, que atende principalmente clientes dos públicos A e B, acima dos 40 anos, muitos deles profissionais das artes, arquitetos, designers e advogados.

O diferencial do trabalho manual é o encaixe perfeito e a tradução da personalidade do cliente em cada peça. No ateliê de Giu, cada óculos é feito um a um, sem réplicas. “Embora possa ser inspirada em modelos anteriores, cada peça sob medida é única para cada cliente, garantindo exclusividade”.

Giu é vencedora do Prêmio Bornancini de Design 2022, linha criada para a 13ª Bienal do Mercosul, e também no Prêmio Ihighlight deste ano na categoria Design Nacional.

Ricardo Lorente: da arquitetura para a criação de óculos exclusivos

Outro designer lunetier referência é o arquiteto Ricardo Lorente, que cresceu na óptica do pai, que ficava na avenida Paulista, em São Paulo, no mesmo prédio onde está a rádio Jovem Pan. “Meu pai, Jaime Lorente Castells, foi um dos pioneiros no Brasil a fabricar óculos feitos à mão, nos anos 1980, e pelo fato de ter a óptica no mesmo prédio da rádio, ele atendia muitos famosos que frequentavam o local”, recorda Ricardo.

Arquiteto e designer lunetier, Ricardo Lorente

De acordo com Ricardo, enquanto as fábricas locais frequentemente copiavam designs, seu pai se destacava pela originalidade. Após um período na Espanha, seu pai voltou ao Brasil, e Ricardo sugeriu que retomassem a produção de óculos artesanais. Em 2013, eles recomeçaram, utilizando as máquinas antigas e adquirindo novas, incluindo marcas de acetato da Itália.

Atualmente, Ricardo dedica-se exclusivamente à produção de óculos personalizados, deixando a arquitetura de lado. “Eu conto com uma equipe e fabrico, em média, 80 óculos por mês, vendendo diretamente ao consumidor”, diz.

O processo de criação de Ricardo envolve visagismo para desenhar os óculos de acordo com o que os clientes desejam transmitir. Todo o processo de fabricação manual leva entre 15 e 20 dias, e os principais materiais usados ​​são acetato, com apliques em metal, ouro e pedras. Como Ricardo possui um laboratório óptico, ele entrega as armações já com as lentes, oferecendo um serviço completo. “O grande benefício de ter óculos sob medida é a exclusividade, que proporciona aos clientes a oportunidade de ter algo único e personalizado”, finaliza.

Saulo Policarpo: designer premiado especialista em óculos

Saulo Policarpo, designer de produtos especializado em óculos, começou sua carreira em Montes Claros, Minas Gerais, trabalhando em uma fábrica onde aprendeu a fazer óculos em acetato. Agarrou a oportunidade e fundou sua própria marca, Relic, com a esposa, inicialmente em um ateliê em casa. À medida que se especializava, os primeiros funcionários chegaram, e a empresa se mudou para um espaço maior, um galpão, permitindo que a marca crescesse.

Atualmente, Saulo trabalha com parceiros lojistas oferecendo também óculos sob medida. A marca Relic é vendida em todo o Brasil, e dentro do segmento de alfaiataria, ele oferece a linha Relic sob medida. “Os lojistas desempenham um papel fundamental na venda desses óculos sob medida, pois eles têm contato direto com os clientes e podem oferecer um atendimento personalizado”.

Saulo Policarpo, designer de produtos especializado em óculos

Hoje, a fábrica conta com cerca de 20 funcionários que produzem os óculos da Relic, além de outras marcas e linhas comerciais. A produção inclui óculos para marcas independentes, óticas, coleções de desfiles e estilistas, atendendo a um público que valoriza produtos bem acabados.

Saulo, designer mais premiado do Brasil com prêmios nacionais, afirma que os óculos sob medida são especialmente úteis para pessoas com dificuldade em encontrar óculos que se encaixem bem em seus rostos, pois cada anatomia facial pede um produto específico, e as peças sob medida vieram para resolver esse problema de forma acessível. “Hoje, é possível fazer um par de óculos sob medida de qualidade com valores entre 5 e 7 mil reais. No futuro, esses óculos não serão exclusivos para quem tem dificuldade em encontrar um bom ajuste e estarão disponíveis para um público mais amplo”, finaliza.


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Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

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