Notícias / Destaques / Abril Marrom: como as ópticas podem transformar datas educativas em oportunidades de posicionamento
Fique de Olho
Fique de Olho

Abril Marrom: como as ópticas podem transformar datas educativas em oportunidades de posicionamento

Abril Marrom: como as ópticas podem transformar datas educativas em oportunidades de posicionamento

Da conscientização ao reconhecimento: estratégias para ópticas brilharem no abril marrom

Abril é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da cegueira. Em 2025, a campanha ganhou ainda mais relevância diante do aumento dos casos de problemas visuais evitáveis no Brasil, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O movimento, criado para alertar sobre doenças oculares e incentivar a busca pelo diagnóstico precoce, tradicionalmente envolve hospitais, clínicas e oftalmologistas. No entanto, o varejo óptico — que deixou de ser visto apenas como ponto de venda — passou a exercer papel importante na promoção do cuidado com a saúde ocular da população e também deve participar desse movimento.

Alexandra Ferreira, profissional com mais de 32 anos de experiência no mercado óptico, atuou por muitos anos em laboratórios, consultorias e treinamentos, sendo um exemplo de quem acredita que o varejo óptico pode ir muito além da simples venda de produtos. Para ela, “o Abril Marrom é um pontapé inicial para ópticas que ainda não aderiram a movimentos voltados à promoção da saúde. É fundamental conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento médico, do diagnóstico precoce e também alertar para as possibilidades de reabilitação visual.”

Alexandra Ferreira, consultora do Garimpo Óculos

A consultora do Garimpo Óculos, uma óptica delivery especializada em atendimento personalizado, faz um importante alerta aos pais: “É preciso redobrar a atenção com as crianças, pois muitos diagnósticos de TDAH – para aquelas que apresentam dificuldades para ler, estudar ou demonstram desinteresse pelas atividades escolares – acabam resultando no uso desnecessário de medicação devido a erros no diagnóstico. Em muitos casos, o problema está relacionado a alterações na visão”, explica. Ela destaca que, por meio de terapias visuais conduzidas por profissionais comportamentais ou ortópticos, essas crianças voltam a ler e estudar com prazer. “Esse tratamento é fundamental, mas ainda pouco conhecido”, observa. Outro ponto de atenção, segundo a especialista, é o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, que tem impactado negativamente a visão de longe nas crianças. “Por isso, antes de qualquer diagnóstico, é fundamental levar seu filho primeiro ao oftalmologista”, orienta.

Para atuar como promotora de saúde e qualidade de vida, a óptica deve apostar na distribuição de materiais educativos e orientações básicas sobre saúde ocular, tanto em meios digitais quanto impressos, incentivando a busca por consultas preventivas com oftalmologistas.

O objetivo é informar e prevenir, mas também fidelizar o cliente, mostrando que a óptica é referência em bem-estar visual. Redes sociais, lives com profissionais da saúde e vídeos curtos explicativos podem ser grandes aliados nessa missão — especialmente se aliados à divulgação dos benefícios de lentes especiais, armações com proteção UV ou kits para quem deseja cuidar ainda mais da visão.

O Abril Marrom é mais do que um mês de prevenção: é um convite para que as ópticas atuem como protagonistas no cuidado com a visão e se posicionem como parceiras da população e dos clientes. Quem aposta em um posicionamento educativo sai na frente, conquista novas indicações, fideliza quem já é cliente e mostra ao mercado que ópticas de qualquer porte são essenciais na cadeia da saúde ocular.

Vale lembrar que esse compromisso informativo, educativo e de prevenção não precisa ficar restrito a abril: trata-se de uma atuação que se encaixa em qualquer época do ano, reforçando o papel das ópticas como aliadas permanentes da saúde visual e do bem-estar da comunidade.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Priscila Rahine

Comunicóloga com mais de 25 anos de experiência como jornalista, publicitária e especialista em marketing digital, é gestora da equipe de comunicação e marketing. (MTB 46.219)

Postagens: 49

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.