Notícias / Perfil / Luiza Morando transforma desafios em sucesso e impulsiona o setor óptico em Carangola
Fique de Olho
Fique de Olho

Luiza Morando transforma desafios em sucesso e impulsiona o setor óptico em Carangola

Luiza Morando transforma desafios em sucesso e impulsiona o setor óptico em Carangola

Inovação e Determinação: Luiza Morando transforma o mercado óptico em Carangola

A visagista óptica e optometrista Luiza Morando, proprietária da Ótica Vip, transformou desafios pessoais e profissionais em uma trajetória de sucesso no setor óptico, revolucionando o mercado local em Carangola, Minas Gerais, com uma abordagem inovadora e autêntica.

“Eu sempre digo que não escolhi a ótica; ela me escolheu”, afirma Luiza, refletindo sobre como sua trajetória tomou um rumo inesperado. Formada em Administração de Empresas e com planos de carreira acadêmica, Luiza foi obrigada a voltar para sua cidade natal em 2019 devido a uma perda familiar. “Voltei para tomar as rédeas do negócio que até então estava nas mãos de terceiros, gerentes e funcionários”.

A chegada da pandemia em 2020 trouxe novos desafios, mas também oportunidades. Luiza, que sempre teve um olhar atento para moda e estética, decidiu aplicar seus conhecimentos para revitalizar a Ótica Vip. “Eu lembro que quando chegava na minha loja, pensava que nunca compraria lá, então decidi transformar a minha óptica em um lugar onde eu gostaria de comprar”, comenta.

Luiza percebeu que havia algo mais a ser feito para cativar seus clientes, mostrar para eles que usar óculos é legal. Em 2022, ela fez um curso de formação com Philip Hallawell, o pai do visagismo, e começou a aplicar esses conhecimentos na óptica. “Visagismo é muito mais que óculos, é sobre a imagem completa de uma pessoa”, afirma.

A transformação incluiu a mudança de ponto, identidade visual e do uniforme, além da introdução de marcas que faziam sentido para o novo perfil da loja. Carangola tem 32 mil habitantes, e a visagista decidiu testar e trazer produtos novos para os seus clientes. “Morei fora do país e quis trazer para a Carangola as minhas experiências e o que conheci pelo mundo.”

Luiza Morando, visagista óptica, optometrista e proprietária da Ótica Vip

A reinvenção da Ótica Vip teve um impacto significativo em Carangola. A mudança para uma casa histórica, com mais de 100 anos, aliada a um uniforme mais moderno e casual, foi bem recebida. “Trazer grifes para Carangola também foi um marco. Era importante misturar a história da cidade com a modernidade”.

A empresária também usou as redes sociais para transformar a percepção sobre o uso de óculos, e o seu Instagram virou uma referência no ramo óptico. Embora tenha uma presença extrovertida e divertida em suas postagens nas redes sociais, Luiza afirma ter uma personalidade mais reservada no cotidiano. “Não é que sou um personagem nos vídeos, mas aquela versão de mim não é constante”, explica Luiza. “Acho que é um aspecto comum entre quem trabalha com internet. Na loja e online, sou mais extrovertida, comunicativa e engraçada. Na vida real, sou mais séria e até brava. Manter-se o dia todo em um modo comunicativo cansa, e ficar o tempo todo no modo bravo, de trabalho, cansa também”, diz Luiza.

Luiza Morando, visagista óptica, optometrista e proprietária da Ótica Vip

Em relação às perspectivas do mercado óptico, a dona da Ótica Vip está otimista, pois considera que o setor está finalmente valorizando a importância da internet, e percebendo que parcerias com influenciadores alinhados aos princípios da marca têm um retorno melhor do que os anúncios tradicionais.

Para aqueles que desejam se destacar nas redes sociais, Luiza enfatiza. “Ter autenticidade é essencial. Inspirar-se em outros conteúdos e plagiá-los não é sustentável. Seja você mesmo e traga para seu trabalho o que faz sentido para você. Nenhuma imagem artificial se sustenta por muito tempo”, finaliza.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Renata Barussi

Jornalista com mais de 30 anos de experiência como repórter, redatora para mídias digitais, sites e blogs, e assessora de comunicação e marketing digital. (MTB 24.504)

Postagens: 43

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.