No dia 13 de maio de 2025, a influenciadora Virgínia Fonseca compareceu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets no Senado Federal. Além do seu depoimento, o visual de Virgínia chamou atenção, principalmente pelos óculos que escolheu, tornando-se tema de análise por especialistas em imagem e comunicação não verbal.
Virgínia optou por uma armação oval em metal prateado brilhante. De acordo com técnicas de visagismo e comunicação não verbal, esses óculos ajudaram a construir uma narrativa de “juventude, afeto e suposta inocência”, alinhando-se à estética da “boa moça” que Virgínia apresentou durante seu depoimento.
A especialista em visagismo óptico Tayná Martins destaca que os óculos podem servir como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem profissional. Ela explica que, nos primeiros segundos de contato visual, o cérebro interpreta automaticamente significados baseados em formas, linhas e cores. Nesse contexto, a escolha de uma armação metálica leve e ovalada, como a de Virgínia, transmite suavidade e acessibilidade, reforçando uma imagem de empatia e conexão emocional.
“A nossa imagem causa sensações nos primeiros três segundos, pois o cérebro codifica significados automaticamente, por isso ‘a primeira impressão é a que fica’; 70% dessa percepção está no rosto, e 55% nos olhos, na área das emoções, que é onde se cria a conexão”, explica Tayná Martins.

O advogado criminalista Dr. Daniel Rondi observa que, em estratégias de defesa, o uso de óculos pode influenciar a percepção do júri, associando o réu a características como intelectualidade, competência e seriedade. Essa tática, conhecida como “nerd defense” ou “glass strategy”, procura moldar a narrativa visual do acusado, tornando-o potencialmente menos ameaçador aos olhos dos jurados.
“Os óculos podem reforçar a imagem desejada, mas não devem ser usados em situações onde a inteligência do réu pode parecer um fator facilitador do crime; são um recurso bem-vindo, mas devem ser aplicados com técnica e inteligência, assim como foi feito pela Virgínia na CPI das Bets”, explica Dr. Daniel Rondi.

A escolha dos óculos feita por Virgínia Fonseca durante a CPI das Bets exemplifica como elementos visuais podem ser usados estrategicamente para influenciar percepções em contextos formais. A análise de especialistas em visagismo e comunicação não verbal destaca que, mesmo em ambientes institucionais, a construção da imagem pessoal desempenha um papel importante na forma como os indivíduos são percebidos em diferentes situações. Ter esse conhecimento pode proporcionar mais argumentos ao recomendar diversos modelos de óculos a um cliente.
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