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Setembro Safira, o mês dedicado à conscientização da saúde ocular

Setembro Safira, o mês dedicado à conscientização da saúde ocular

Setembro Safira conscientiza e promove a saúde ocular no Brasil

O mês de setembro é dedicado à sensibilização sobre a saúde dos olhos, graças ao movimento Setembro Safira. A Dra. em oftalmologia Medéia Coradini detalhou a origem e a importância desta campanha, cujo propósito é conscientizar a população sobre a prevenção de enfermidades que podem resultar em cegueira, bem como incentivar práticas saudáveis para a manutenção da visão.

A opção por setembro para a campanha não é por acaso. Segundo a Dra. Medéia, a escolha Setembro Safira é uma alusão à safira, um mineral precioso que representa clareza e visão. O mês foi selecionado para enfatizar a relevância de preservar a saúde dos olhos em todas as fases da vida. “A safira simboliza a clareza, um aspecto que tentamos manter na percepção de nossos pacientes”, esclarece a médica.

Inspirado em ações internacionais de sensibilização, como o Dia Mundial da Visão, comemorado em outubro, o Setembro Safira ganhou força no Brasil com o suporte de sociedades de oftalmologia. A oftalmologista ressalta que o objetivo do movimento é expandir o acesso a informações sobre enfermidades oculares e a importância de realizar exames periódicos. “O Setembro Safira foi criado para incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento apropriado de enfermidades que, se não forem tratadas, podem resultar em cegueira”, diz.

De acordo com a Dra. Medéia, grande parte da população ainda descuida da saúde dos olhos, mesmo em um contexto global onde milhões de indivíduos são impactados por enfermidades evitáveis ou controláveis. A detecção antecipada é crucial para prevenir a evolução de enfermidades oculares. A campanha Setembro Safira desempenha um papel fundamental ao conscientizar a população sobre a necessidade de realizar exames oftalmológicos regularmente, enfatiza.

Medéia Coradini, médica oftalmologista, CRM 161100/RQE100683

A catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética são as principais condições que prejudicam a visão. A Dra. Medéia esclarece que a prevenção dessas condições envolve a realização de exames regulares, o controle de enfermidades sistêmicas, como diabetes e hipertensão, além da adoção de práticas saudáveis, como a aplicação de protetor solar nos olhos e uma dieta balanceada em nutrientes.

A Dra. Medéia destaca que a regularidade das consultas oftalmológicas muda conforme a idade e os fatores de risco. “É recomendado que adultos saudáveis façam exames a cada um ou dois anos. Contudo, grupos de risco como diabéticos, hipertensos e indivíduos com antecedentes familiares de doenças oculares necessitam de um monitoramento mais regular, aconselha a oftalmologista.

A médica oftalmologista destaca que a regularidade das consultas oftalmológicas muda conforme a idade e os fatores de risco. “É recomendado que adultos saudáveis façam exames a cada um ou dois anos. Contudo, grupos de risco como diabéticos, hipertensos e indivíduos com antecedentes familiares de doenças oculares necessitam de um monitoramento mais regular”, aconselha a oftalmologista.

Condições como diabetes e hipertensão podem afetar negativamente a saúde dos olhos. A retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira evitável globalmente, pode ser causada pelo diabetes. Por outro lado, a hipertensão pode resultar em retinopatia hipertensiva, que impacta os vasos sanguíneos dos olhos, conforme explicada pela Dra. Medéia. Ela enfatiza que ambas as condições podem ser controladas através do controle adequado dos níveis de açúcar no sangue e da pressão arterial, juntamente com a realização de exames regulares.

A Dra. Coradini ressalta que a frequência dos exames oftalmológicos altera-se de acordo com a idade e os fatores de risco. É aconselhável que indivíduos saudáveis realizem exames anualmente ou a cada dois anos. No entanto, grupos de risco como pessoas com diabetes, hipertensão e histórico familiar de doenças oculares precisam de um acompanhamento mais constante, sugere a oftalmologista.


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Sandra Fonseca

Jornalista com MBA em Marketing Estratégico, publicitária e especialista em Lançamento de Infoproduto, atua há 24 anos na área de comunicação. (MTB 28.336)

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