Notícias / Destaques / Perfil / Bárbara Sóis e o Método FISO: o atendimento óptico sob nova óptica
Fique de Olho
Fique de Olho

Bárbara Sóis e o Método FISO: o atendimento óptico sob nova óptica

Bárbara Sóis e o Método FISO: o atendimento óptico sob nova óptica

Consultora de imagem e empresária, Bárbara estruturou uma metodologia para transformar a escolha e a venda de armações. Em entrevista exclusiva ao Fique de Olho, ela detalha como o Método FISO tem redesenhado o papel do profissional óptico e fala sobre a sua trajetória.

Antes de transformar a forma como o mercado óptico encara o atendimento personalizado com foco estético, Bárbara Sóis vivenciou na pele as dificuldades que seus futuros clientes também enfrentam. “Eu era adolescente, usava aparelho do tipo ‘freio de burro’ e só tinha um único modelo de óculos, pesado e desconfortável. Aquilo me marcou. Eu não me via naqueles óculos”, relembra em entrevista exclusiva ao Fique de Olho. “Na época, não existia esse cuidado com estilo ou com identidade visual.”

Com o tempo, sua história começou a mudar quando conheceu seu marido, Gustavo Sóis, que já tinha experiência no mercado óptico e aos poucos apresentou os bastidores do setor. “Gustavo me mostrou a importância de usar os óculos como ferramenta de imagem. Isso me atraiu”, conta Bárbara. A introdução a esse universo foi reforçada pela cunhada, que também atuava na área e a apresentou ao conceito do visagismo. “Ela me mostrou que os óculos podiam ser uma ferramenta poderosa de comunicação. Fiquei fascinada. Estudei, mergulhei na área da consultoria de imagem e nunca mais parei.”

Dessa experiência aflorou o Método FISO, uma abordagem estruturada em quatro pilares concebida por Bárbara a partir de sua prática com consultorias:

  • Funcional: ajuste anatômico, medidas e ergonomia;
  • Identitário: estilo pessoal e intenção de imagem;
  • Sensorial: percepção emocional e conforto com a armação;
  • Objetivo: contexto de uso, profissão e rotina do cliente.

“O FISO nasceu da prática. Atendi centenas de pessoas, fui anotando padrões, testando abordagens e estruturando o que funcionava. Hoje o método é replicável, adaptável e gera resultado”, explica Bárbara, que fundou a empresa Sóis Consultoria e Educação Óptica ao lado de Gustavo. Com foco em capacitação profissional, mentorias e reposicionamento de marcas, o método já foi adotado por mais de mil empresas ópticas no Brasil, Portugal e Estados Unidos — deixando um rastro de resultados significativos.

O impacto do Método FISO na prática tem atraído profissionais do segmento e fortalecido seus resultados financeiros. Um exemplo é o de Karina Fonseca, aluna e gestora da Óticas Karina: “O método é um divisor de águas. A consultoria é incrível. A gente aprende a compreender melhor o estilo de cada cliente e como orientá-lo para que ele sinta segurança na escolha da peça. Hoje, ofereço com leveza o segundo par de óculos, o que tem agregado muito valor e aumentado significativamente o ticket médio da minha óptica”, contou Karina à reportagem do Fique de Olho.

A experiência de Karina reflete uma das principais quebras de paradigma promovidas pelo FISO: a mudança de percepção sobre os óculos, que passam a ser vistos como instrumentos de identidade e expressão, e não apenas uma solução óptica. Como resultado, se destacam  benefícios como:

  • Melhora na experiência do cliente;
  • Qualificação da equipe de vendas;
  • Aumento do ticket médio;
  • Maior aceitação de armações com valor agregado.

Bárbara acredita que o impacto do trabalho no setor óptico vai além da venda de óculos. “Entendi que meu trabalho vai além da estética. Tenho um papel de transformação real na vida de quem compra e também de quem vende óculos. Isso tem peso. Amo o que faço”, afirma.

Além disso, Bárbara defende a valorização das bases teóricas disciplinadas por autores renomados, como Claude Juillard e Philip Hallawell. “Eles ajudaram a construir uma base sólida sobre a imagem pessoal. Entender esse percurso dá perspectiva e responsabilidade para o que fazemos hoje.”

Amparada por memórias pessoais, visão de mercado e uma abordagem alinhada tanto com estética quanto com resultados financeiros, Bárbara Sóis tem incluído o mercado óptico em uma verdadeira revolução. O Método FISO, além de estruturar novas formas de atendimento, provoca profundas reflexões sobre as possibilidades que os óculos oferecem para a expressão pessoal do cliente — desafiando as regras do varejo tradicional.


📱 Clique aqui para seguir o canal do Fique de Olho no WhatsApp

COMPARTILHAR:

Priscila Rahine

Comunicóloga com mais de 25 anos de experiência como jornalista, publicitária e especialista em marketing digital, é gestora da equipe de comunicação e marketing. (MTB 46.219)

Postagens: 67

A Fique de Olho utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.